Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atividades de matemática e Ciências

1)- Leia e sublinhe a pergunta de cada problema. Não esqueça que a pergunta é uma frase interrogativa.

Na frase interrogativa usamos ponto de ...........................................

1.1- Leila colheu 2 cesta de morangos. Cada cesta tinha 125 morangos. Quantos morangos Leila colheu?

1.2- Dos....................morangos, Leila usou 58 para fazer uma torta. Quantos morangos sobraram?

1.3- Para fazer a torta de morangos Leila gastou R$ 12,50 . Se Leila tivesse feito 2 tortas, quanto teria gasto?

1.4- Leila colheu os morangos do jardim, pomar, horta ou lavoura.

1.5- No.........................os morangos se desenvolveram no solo humífero, argiloso ou arenoso?.................................

1.6- Complete com:    flores – frutas – hortaliças – cereais

• No pomar tem........................................................

• No jardim tem.........................................................

• Na horta tem...........................................................

• Na lavoura tem .......................................................
1.7- Escreva nomes de:
Flores...........................................................................

Frutas..........................................................................

Hortaliças...................................................................

Cereais.......................................................................

1.8- Escolha uma das palavras e ilustre:
Jardim - pomar - hortaliças - lavoura

1.9- Agora observe a ilustração e faça um belo texto:

Lucilei M. Rosa

sábado, 19 de junho de 2010

A prendendo a viver

Aprendendo a viver

O tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

(William Shakespeare)

Mensagem para pais

Nosso filho

Só uma vez nosso filho será bebê e desejará nosso carinho.
Só uma vez nosso filho terá 3 anos e pedirá para sentar em nosso colo.
Só uma vez nosso filho terá 5 anos e quererá brincar conosco.
Só uma vez ele terá 10 anos e desejará estar conosco em nosso trabalho.
Só uma vez ele será adolescente e verá em nós um amigo para conversar.
Só uma vez ele estará na faculdade e quererá trocar idéias conosco.
Se nós perdermos essas oportunidades, nós perderemos os nossos filhos.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Hipertexto para família silábica do H

Atividades:
A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras com H
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor, com ampliação do vocabulário
HORTA
HORA
HIPOPÓTAMO
HELICÓPTERO
HÉLICE
HOMEM
HERÓI
HASTE
HIGIENE
HUMANO
HERBÁRIO
HISTÓRIA
HISTÓRIA

DISLEXIA Quando ler é uma tortura

   Hoje, temos bem ao nosso alcance a Internet um meio moderno, instantâneo, atualizado e disponível, mas mesmo assim guardo com carinho uma publicação, a qual explica A DISLEXIA, de maneira simples,  rica e ainda tão fabulosa, escrita pelo sábio e carinhoso Dr. Pedro Bloch, (texto escrito por Fávia Pinho), em 1995, pela revista Saúde - Manchete. Leia, você entenderá o que vem a ser dislexia, quando parte de nossos alunos, a maioria meninos, sofrem desta disfunção. A qual, dificulta o processo de aprendizagem principalmente da leitura e escrita.

Texto e interpretação MARCO, O MÁGICO

TEXTO: MARCO, O MÁGICO
Atividades:
  1. Ouvir e ver a históra contada pela profª.
  2. Cada criança receberá uma parte do texto (escrita) para ilustrar.
  3. Organizar em sequência, um mural dos trabalhos das crianças.
  4. Narrativa oral do texto, com base no mural.
  5. Produção de texto: Marco, o Mágico
Ótima atividade para os seguintes conceitos: Valores, sequência lógica, oralização, narrativa, atenção e concentração visual,auto-estima,  organização temporal e produção textual.


TEXTO: MARCO, O MÁGICO
Marco gostava de colorir os desenhos que fazia.
Se o dia era chuvoso, desenhava um sol enorme.
Bem que sentia frio, mas riscava logo uma lareira para se aquecer.
Quase dormindo, punha no papel uma cama bem macia, um travesseiro e um pijama.
Marco conhecia muita gente!
E tinha muitos amigos. Que também sentiam fome, frio e sono. Mas não sabiam desenhar...
Marco desenhava as coisas com as quais sonhava: brinquedos, comida gostosa, uma casa...
Também pensava em um quarto só dele, com um nome na porta: MARCO. E um cachorro peludo com uma mancha preta no focinho.
Nos seus traços o sol brilhava sempre. E flores enfeitavam os jardins que gostaria de conhecer.
Marco chorava às vezes. Mas em seus desenhos todo o mundo sorria!
Enquanto andava descalço, imaginava sapatos coloridos...
Gostava da lua e das estrelas, porque olhava sempre para elas antes de adormecer.
Marco era um menino de rua. Não tinha casa, roupas, brinquedos, nem comida.
Mas guardava com cuidado, os lápis que ganhou do dono da papelaria. Com eles podia desenhar muito.
Desde então nunca mais ficou triste e conseguiu colorir as coisas feias, tornando-as bonitas.
Um dia, o circo chegou.
Marco desenhou o palhaço. O palhaço gostou.
E Marco foi embora com o circo.
O tempo passou. Marco cresceu.
E aprendeu a fazer mágicas.
Marco, o mágico, sabe colorir o mundo e fazer as pessoas felizes. Ele conhece as cores do arco-íris!
O feio fica bonito, o triste fica alegre. Quem chora aprende a rir.
Marco é um grande mágico!

Interpretação de texto: Responda: Marco, O mágico


1)- Como é o nome da história?
2)- Marco gostava muito de desenhar. Quem deu lápis de cor ao Marco?
3)- Marco gostava de fazer o quê?
4)- Quando o dia era chuvoso ele desenhava o quê?
5)- E quando sentia frio desenhava o quê?
6)- E quando tinha fome desenhava o quê?
7)- E quase dormindo desenhava o quê?
8)- Os seus amigos sentiam o quê?
9)- Marco desenhava as coisas com as quais sonhava. Ele sonhava com o quê?
10)- Marco sonhava com um cachorro. Como era o cachorro dos sonhos de Marco?
11)- Nos seus traços o .............brilhava sempre. E ................................enfeitavam os jardins que gostaria de conhecer.
12)- Marco chorava às vezes mas em seus desenhos todo ..........................sorria.
13)- Por que Marco gostava da Lua e das Estrelas, e olhava sempre para elas antes de dormir?
14)- Marco conseguia colorir as coisas feias tornando-as............
15)- Certo dia quem chegou na cidade?
16)- O que Marco desenhou ao ver o circo?
17)- O palhaço viu o desenho de Marco e gostou. O que aconteceu com Marco?
18)- O tempo passou e Marco cresceu. O que aconteceu com Marco no final do texto?
19)- Você concorda que o fato de Marco ter muitos amigos, saber desenhar e ser uma pessoa do bem, o ajudou a ser um grande mágico e uma pessoa tão feliz?
20)- E você quais são seus sonhos para quando crescer?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Os Clássicos Infantis, são histórias antigas, criadas antes da invenção da lâmpada. Portanto não possuemi consigo elementos modernos advindos da energia elétrica. Histórias essas que encantam e emocionam gerações e gerações, com seus contos de fadas, príncipes e princesas, reis bruxas, que nos fazem rir e chorar.Os clássicos Infantis aparecem em várias civilizações. Mas os Irmãos Grimm (alemães), tornam público para o mundo todo, recriando algumas e outras de sua autoria. Mas sabemos que continuarão encantando gerações. Podemos assim, levar nossos alunos a ler, conhecer, recriar, produzir e principalmente, mostrar que é possível encantar e emocionar. 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Modernização de Clássicos Infantis.

2.6-Executando uma atividade planejada
Modernização de clássicos infantis< Duração: 5 aulas Áreas de atuação: História, Geografia, Matemática, Ciências e Língua portuguesa. Faixa etária dos alunos envolvidos:  Alunos de 4ª série em diante – Ens. Fundamental
Tecnologias utilizadas

 Computador – Internet – Xerox – DVDFotografiaLivros literáriosMapas e google-hert
Objetivos
 Relatar os principais clássicos infantis conhecidos.
 Acessar a internet para conhecer a origem e data de criação dos clássicos infantis; e a época da invenção da lâmpada.
 Localizar no mapa o país de origem dos irmãos Grimm
 Observar que na época de criação dos clássicos não existiam os elementos modernos advindos da energia elétrica.
 Analisar e destacar elementos antigos dos clássicos e modernizá-los.
 Criar e digitar um texto modernizado, baseado num clássico.
Atividades: Etapas trabalhadas:
• Discussão sobre os clássicos infantis, partindo do que as crianças conhecem.
• Desafiar a criança sobre a origem e época da criação dos clássicos levando-os a navegar ( Irmãos Grimm)
• Observar e ler (navegando pelos links), os clássicos e especificamente, um clássico de sua preferência.
1. Cinderela
2. Branca de Neve;
3. João e Maria;
4. Rapunzel;
5. Os Músicos de Bremen;
6. O Lobo e as Sete Cabras;
7. Os Sete Corvos;
• Observar a invenção da energia elétrica e da lâmpada, comparando com o ano de criação dos clássicos. Na época não havia a energia elétrica e todas as demais tecnologias advindas da eletricidade.
• Ver vídeos da internet relacionados com os clássicos, como por exemplo “A escola de princesinhas” , Chapeuzinho Vermelho  e observar os elementos antigos da época dos clássicos infantis.
• Assistir um clássico: A Cinderela.
Em DVD.
 Produção de texto narrando o DVD.
 Relatar elementos antigos do clássico, após assistir o DVD. Ex:

Cartas batidas agulha de fiar velas
• Ler o texto
A Cinderela de nossos dias de
“Lizete Geni Rando”
(texto modernizado).





• Modernizando os elementos antigos:
Destacar os elementos antigos dos clássicos como: machado, espelho, luz de vela, transporte à cavalo, entrega do convite para o baile, batidas na porta, a fuga para a floresta, recados dados de pessoa para pessoa,... Tornando-os modernos. Ou qualquer clássico de sua preferência.
• Matemática: Problemas envolvendo as 4 operações, o tema em questão, inclusive datas utilizadas na pesquisa na internet.
• AVALIAÇÂO:
• Destacar elementos antigos de alguns clássicos, modernizando-os.
• Produzir um texto modernizado, baseado em um clássico infantil. Ou então reescrever um clássico infantil incluindo elementos modernos.

• Alunos acessando links.
Guilherme e Jonathan    6ª série


Produção do texto modernizado:
OS TRÊS TORCEDORES

Era uma vez três torcedores fanáticos, que viviam no Rio de Janeiro.
Certo dia resolveram sair do apartamento da sua mãe, porque queriam ser independentes. Assim eles resolveram cada um morar em mansoẽs diferentes. Um foi para Dobai, outro foi para Paris, e outro para Disney. Um era são paulino, outro flamenguista,e outro corintiano.
O primeiro torcedor construiu uma mansão de tijolos, o segundo uma mansão de pedras, o terceiro uma casa blindada.
Até que um dia, chegou o tio Osama (o lobo) com uma granada e jogou na mansão do são paulino, a casa começou a cair. Ele pegou sua limusine e fugiu para Paris em direção a mansão do flamenguista e o tio Osama colocou um rastreador na limusine e foi atrás do são paulino.
Quando chegou lá, ele pegou uma bazuca e explodiu a mansão do flamenguista. Eles pegaram seu helicóptero e foram para a Disney. Chegando lá, foram falar com o corintiano que o tio Osama estava atrás deles.
Quando o tio Osama chegou com o tanque de guerra, começou a atirar e não obteve sucesso pois, a mansão não caiu. Desesperado ele jogou granada, atirou com a bazuca e não adiantou. Então pegou o hidra e voou até a mansão do corintiano. Aterrizou na mansão do corintiano e os alarmes tocaram no FBI (HOHOHOHOHO........). Eles já tinham cercado a mansão, prenderam o tio Osama
e descobriram que o tio Osama era palmeirense.
E assim continuaram assistindo o futebol pela Sky.
Está é a história dos três torcedores fanáticos. FIM.


Relatório da execução da atividade
“Modernização de clássicos”:

Esta atividade foi aplicada em duas escolas, as quais trabalho.
Na 1ª (escola recém construída) a qual o laboratório de informática ainda não está em funcionamento, pude utilizar somente DVD, Xerox e livros de literatura “clássicos” infantil, para uma turma de 4ª série e mesmo aplicando a atividade com mais tempo, e em várias etapas, os resultados obtidos não foram tão significativos, como na 2ª escola em que trabalho, o qual aplicamos esta atividade para alguns alunos de 6ª série, com menos tempo, só que com diferencial maior: aqui os alunos puderam se utilizar da internet, navegando pelos links, observando, analisando, conhecendo elementos do contexto da atividade em questão. Posso relatar também que nesta 2ª escola, os alunos tiveram um maior entendimento, compreensão, interesse, conseguindo identificar com facilidade os elementos antigos de alguns clássicos, substituindo-os e criando elementos modernos, criando também, um texto fabuloso, genial, rico em criatividade.
Foi para mim uma experiência muito boa e significativa.
Banner:
Apresentação final da atividade.
Etapa do curso e-proinfo uso das TICs.

Lucilei M. Rosa – Ago/2009.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Projeto: Meio Ambiente_fundamental_iniciais

Projeto: MEIO AMBIENTE
Duração dos trabalhos: 1 semana.
Professores envolvidos: 1 de biologia, 1 professora regente, 1 da sala de tecnologia, 1, 2º professor, 1 professor de artes monitorando a reciclagem de papéis.
Alunos: 28 alunos de 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
 Objetivo Geral           Observar o meio ambiente do bairro e destacar pontos a serem melhorados, áreas preservadas; despertando assim a consciência de preservação.
Atividades desenvolvidas:
Discussão em aula sobre o tema meio ambiente.
Ilustrar o tema Meio Ambiente e juntamente com a ilustração produzir um texto descritivo.
• Destacar formas de preservação.
Pesquisa na biblioteca sobre a Lei Ambiental. Fonte Coletânia e Cidadania.
Leitura e análise da lei em  proteção ao Meio Ambiente, como tarefa de casa, junto com os familiares.
Produzir um texto falando de como seria nosso bairro se as pessoas seguissem e cumprissem a Lei.
 • Observação e leitura da revista AGUALITO- água. ( meio ambiente, materiais recicláveis, tempo de decomposição, preservação e destruição.) e após, ilustrar a poluição e destruição do meio ambiente.Exposição em mural.
• Entrevista com seus familiares sobre saneamento básico, após estudo em sala com apresentação dos trabalhos.(A origem da água, o destino do esgoto, o destino do lixo, se é feita a seleção, os horário e dias da coleta do lixo e do lixo reciclável).
•  Pesquisa de campo:
Através de um passeio no bairro para uma observação direta, entrevista com moradores sobre origem da água em suas casas, horários da coleta do lixo, rede de esgoto, se há,  e registro em fotografias, sobre:
O meio ambiente do bairro
Separação do lixo reciclável do orgânico e o destino dos mesmos.
Durante o passeio, entrevista com moradores sobre saneamento básico (sobre a origem da água de suas casas, sobre o destino do esgoto, e sobre a seleção do lixo reciclável).
Observação da estrutura das ruas, arredores da escola, interior da escola, áreas de preservação e poluição no bairro, área de enchente = leito do Rio Iguaçu).
Outra atividade executada durante o passeio é a coleta de água dos córregos do bairro, para  observação no microscópio, de presença de microorganismos em água poluída, como  causa de algumas doenças.
 Trabalho em sala de aula sobre o tempo que os materiais demoram para se decompor na natureza, e a importância da reciclagem do lixo, envolvendo situações problemas.
•Participação das crianças no projeto da escola sobre a reciclagem de      papel.
•Trabalho com jornais, retirando dos mesmos, textos com assuntos referentes ao meio ambiente e junto com a família  fazer uma análise e descrever se o assunto traz benefícios ou prejuízos ao meio ambiente.
•Outras atividades relacionadas ao tema. (cruzadinhas (revista PICOLÉ e GUGUZINHO), músicas, notícias...problemas envolvendo as 4 operações).
• Texto coletivo em sala de aula sobre o meio ambiente do bairro após a pesquisa de campo.
• Ilustração em sala de aula e produção de texto ou frases sobre Meio Ambiente, demonstrando assim a consciência de preservação = avaliação.
•Exposição dos trabalhos das crianças em murais da escola e para seus familiares.


Lei Ambiental:
O cap VI, art 225, da Constituição Brasileira, diz que, " todos têm direito ao Meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público, e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
Material para pesquisa disponível na biblioteca: Coletânia de cidadania Vol I, Leis do cidadão_ Ed.Alvart_2009.