Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

sábado, 30 de outubro de 2010

Plano de aula:  Os animais silvestres
Objetivo geral:   Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação de animais silvestres.
Objetivos específicos: 
Ler a revista “Livre para voar” e contar a história do texto lido.
Localizar no mapa, as florestas tropicais do Maranhão e Pará, conforme cita o texto.
Conhecer através acesso à internet, animais selvagens da floresta tropical conforme cita o texto da revista SESINHO.
Produzir um texto - Escolher um dos animais pesquisados na internet e descrevê-lo, relacionando características, alimentação, habitat..., através de um texto manuscrito e após a correção digitá-lo.
Ilustrar o texto digitado, apresentar aos colegas e expor em mural.
Professores envolvidos:  Professor regente  e professor da sala de tecnologias.
Disciplinas:  Língua portuguesa, Ciências, Cidadania e Geografia.
Duração: 5 aulas.
Tecnologias utilizadas:  Revista SESINHO nº74 ano7. “Livre para voar”.
Computadores/internet. Mapa do Brasil e da vegetação do Brasil. Caderno.
Atividades: 1- Leitura silenciosa e compreensiva da revista SESINHO Nº 74, ano7. “Livre para voar”.
Atividades:  Diversas atividades relacionadas ao tema.  Obs: A revista SESINHO trata de vários aspectos.
2- Contar oralmente a história do texto lido. 3- Localizar no mapa “Vegetação do Brasil”, as florestas tropicas do Maranhão e Pará.  4- Pesquisar na internet (figuras) de animais da floresta tropical, para observá-los.5- A criança, escolherá um animal “daqueles observados na internet” e produzirá um texto descritivo, manuscrito, ainda no laboratório de informática.6- após a correção em sala de aula, voltar ao laboratório de informática para digitá-lo e imprimí-lo (individualmente). 6- após a correção em sala de aula, voltar ao laboratório de informática para digitá-lo e imprimí-lo (individualmente). 7- Ilustrar o texto digitado, apresentar aos colegas e fixar em mural.               
OBS: O texto da revista SESINHO destaca aspectos como:


Tráfico de animais silvestres e animais em extinção,
 Profissionais responsáveis pela proteção de animais,
Animais silvestres sendo domesticados tirados de seu habitat natural por causa do tráfico de animais,
O habitat natural e a trajetória de um pássaro sendo traficado (ararajuba - natural da floresta tropical do Maranhão e Pará) .

Atyividades:
1)- Retire da história livre para voar, palavras que sejam:
Cores
Lugares
Nomes de pessoas
Profissionais
2)- Procure e escreva adjetivos para o Brazuca:
______________ _________________ _______________
3)- Procure no dicionário o sinônimo de HABITAT:
____________________________________________________
4)- O habitat natural do Brazuca é a casa de Luiza ou as florestas tropicais úmidas do Maranhão e Pará?
5)- É certo prender aves em gaiolas, peixes em aquários, cães em apartamentos apertados? E por quê?______________________________________________________________________
6) - Que tipo de animal é o Brazuca? Faça frases:
Interpretação de texto:

1. Ilustre a parte que mais gostou:
2. Como é o título do texto?
3. Quais são os personagens?
4. Quem é o personagem principal?
5. Onde acontece o início da história?
6. Quem é amiga da natureza, Nina ou Luísa?
7. Como estava o pássaro em que encontraram?
8. Este pássaro recebeu um nome, Qual?
9. Por que recebeu este nome?
10. O que Luísa fez com o pássaro?
11. Que costumes tem este tipo de pássaro?
12. Onde é seu habitat natural?
13. Como este pássaro veio parar neste lugar longe de seu habitat?
14. Quem apareceu para ajudar a proteger este animal e devolvê-lo para a natureza?
15. O que aconteceu no final desta história?
16. Se você tivesse encontrado um pássaro caído, machucado o que faria?
17. Este texto nos passa uma mensagem, Qual?

 Lucilei M. Rosa out/2002

domingo, 24 de outubro de 2010

Estruturação espacial e Lateralidade




     A noção de espaço na criança vai sendo construída por meio da ação e do movimento e com base na interpretação de uma infinidade de informações recolhidas por todos os sentidos. É importante ressaltar as distinções entre organização, estruturação e orientação espacial.
     Orientação espacial: refere-se a possibilidade de determinar um objeto no espaço com referências a conceitos, como os pontos cardeais, a verticalidade e a horizontalidade. Uma criança com dificuldade na orientação pode confundir letras e números com grafias similares: (b/d, p/q, 69, n/u, f/t,) assim como ter problema de reconhecer direito-esquerda.
     Organização espacial: refere-se a possibilidade de estabelecer relações espaciais, temporais ou espaço-temporal entre elementos que são independentes. As dificuldades nesta área manifestam-se como problemas de ordenamento das letras para formar uma palavra.
     Estruturação espacial: refere-se a possibilidade de estabelecer relações entre elementos para formar um todo. As dificuldades nesta área manifestam-se na escrita numa inadequada separação das palavras, além de problemas na concordância de gênero, numero e conjugação.
     A lateralidade e a direcionalidade encontra-se muito relacionada com a estruturação espacial. A lateralidade refere-se a uma atividade ou uma determinada função que ocorre com mais frequência em um lado do corpo. Esta pode ser destra, ambidestra ou canhota, existindo também a lateralidade cruzada. Quanto a direcionalidade, uma vez que a criança tenha tomado consciência da lateralidade na seu próprio corpo, ou seja já reconhece os seus lados direita/esquerda, já pode projetar esses conceitos no espaço exterior. Como no espaço não existe direções objetivas, as noções espaciais tais como direita esquerda, atrás, em frente, em cima, embaixo são designadas no espaço exterior baseando-se nas atividades que são realizadas no próprio corpo.
Referência bibliográfica: Goméz, Ana Maria Salgado. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. Grupo Cultural

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Poesia

Poesia O PERFUME DE VOCÊ



Perfumes são perfumes.
Perfumes não são simples perfumes!


Perfumes são lembranças
Lembrança de criança,
Lembrança da época de escola,
Lembrança de você.


Aparece junto
Com sorriso que ilumina
Aparece com um abraço delicado
Que estremece e intimida.


Um sol que perfuma
Um perfume que ilumina
O pensamento não esquece
O perfume de você.


Lucilei Marocco Rosa.