Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

domingo, 28 de agosto de 2011

O Bairro: Paisagem, tipos, características

A paisagem de nosso Bairro:
   
    Antigamente, a paisagem de nosso Bairro era bem diferente, não havia a interferência do homem. A natureza era preservada, os animais em grande quantidades e os rios não eram poluídos.
    Com o tempo, surgiram pequenos povoados, os povoados cresceram e foram surgindo as cidades.  O homem precisou, modificar a paisagem natural para atender as suas necessidades de moradia (casas), escolas, lojas, quartel, praças, estradas, pontes, plantações, ...Formando assim a paisagem cultural. Paisagem cultural é aquela formada pelas construções feitas pelo homem.
    
    Vários são os motivos em que levam as pessoas a habitar em determinados lugares, como:
  • Pessoas procurando emprego;
  • Jovens procurando faculdades, universidades;
  • Pessoas procurando viver perto de seus parentes;
  • Pessoas casando e formando suas próximas familias;
  • Entre outros.
    As pessoas tendem a procuram espaços que lhe agradam, conforme seu gosto e suas condições financeiras, procurando sempre seu bem-estar e formas de melhorar suas condições de vida. Desta forma as pessoas pagam seus impostos e o poder público, prefeitura, governo do estado e governo federal administram as cidades, bairros e área rural também, oferecendo escolas, transportes, ruas pavimentadas, saneamento básico, coleta de lixo e esgoto, iluminação pública, posto de saúde, bombeiros, policiamento, exército, etc. 
    A medida que os bairros e lugares vão crescendo, a paisagem vai sendo modificada. Para que uma moradia, uma ponte, uma estrada, praça, loja,  sejam construídas, ...a vegetação é diminuída, os animais perdem seu habitat natural e ainda o solo, a água e o ar são poluídos. Mas, o homem deve desenvolver formas de que os elementos naturais da paisagem não sejam destruídos, extinguidos.
    Assim, as cidades vão crescendo e desta forma surgem as periferias, os bairros. Outros bairros também vão surgindo, crescendo e tomando seu próprio modelo característico, podendo serem classificados em:
  • Bairros residenciais,
  • comerciais
  •  industriais
  • e/ou mistos.
    Bairros residenciais: Residência quer dizer moradia. Eles são ocupados por moradias, e podem ter estabelecimentos comerciais como: padarias, mercados, farmácias e lanchonetes, entre outros.
    Bairros comerciais: São espaços ocupados principalmente por estabelecimentos comerciais, como: lojas, supermercados, papelarias, lanchonetes, bares, padarias, farmácias.
    Bairros industriais: São espaços ocupados principalmente por indústrias, fábricas.
   
    A paisagem de nosso Bairro:
    As variações da paisagem  naturalde nosso Bairro chamamos de relevo.
    Formas de relevo: montanhas, morros, vales, planícies, planaltos, serras.
    Os rios, mares, lagos e oceanos fazem parte da hidrografia, mas também compõem a paisagem natural de uma região, lugar ou bairro.
  •     Ilustre a paisagem natural de nosso bairro, e escreva as formas de relevo que a compõe:
  •     Desenhe  a paisagem cultural de nosso bairro:
    Assinale com X os elementos que fazem parte da paisagem cultural de nosso bairro:
( )- praças ( )- rio ( )- quartel  ( )- asfalto ( )- Morro da Cruz 
( )- estádio de futebol ( )- ruas ( )- casas  ( )- pontes ( )- escola
( )- jardins  ( )- supermercados ( )- posto de saúde ( )- parque
( )- Central da Cidadania  ( )- ginásio de esportes ( )- plantações
( )- pesque-pague ( )- farmácia ( )- igrejas ( )- piscina ( )- lagos
( )- plantações (  )- módulo esportivo

Trabalho de história e geografia sobre o Bairro:
    Antigamente nosso bairro era bem diferente, as áreas de vegetação eram maiores , os animais em maiores quantidades e as águas não eram poluídas.
    Com o tempo o homem modificou a paisagem natural e o bairro cresceu.
    Sabemos que antigamente nosso bairro era bem diferente do que é hoje. Para enriquecer seu trabalho, pergunte a seus avós, tios, vizinhos ou moradores do bairro para ajudá-lo.
    Como já estudamos várias são as formas de representarmos o Bairro: fotografias, planta baixa, desenhos, pinturas, maquetes, mapas, imagens via-satélite.
    Escolha um dos ítens a seguir e faça seu trabalho, para melhor estudarmos em sala de aula, pode ser em cartazes ou como achar melhor. Seu trabalho será exposto e devolvido.
  • O Bairro como era antigamente, através de fotografias
  • O Bairro como é atualmente, através de fotografias
  • O Bairro como era antigamente, através de desenhos
  • O Bairro como é atualmente, através de desenhos
  • O Bairro como era antigamente, através de pinturas
  • O Bairro como é atualmente através de pinturas
  • O Bairro como era antigamente, através de maquetes
  • O Bairro como é atualmente através de maquetes
  • O Bairro como era antigamente, através de fotografias
  • O Bairro como era antigamente, através de planta baixa
  • O Bairro como é atualmente através de planta baixa
  • O Bairro como é atualmente através de imagens via-satélite.

domingo, 21 de agosto de 2011

Projeto: Seres Vivos

Projeto: Seres Vivos


Objetivo geral:   Estudar de forma significativa e atrativa, através das diversas etapas deste projeto, os seres vivos.

Objetivos específicos:

1. Compor a capa do livro dos Seres vivos, com seres vivos conhecidos e de sua preferência dando ênfase à criatividade e aos conhecimentos já estudados anteriormente.

2. Estudar o capítulo 7 do livro didático, onde explica a classificação, e os reinos animais e vegetais dos seres vivos como introdução à este projeto

3. . Pesquisar no pátio da escola, inclusive no herbário, seres vivos, separando-os de acordo com seus reinos, animais e vegetais. Registrar, e em sala de aula comparar com a pesquisa de seus colegas.

4. Fungos, nem reino animal nem vegetal, estudo do livro pág 110 e 111, doenças causadas por fungos, livro pág 112, e passeio nos arredores da escola para fotografar fungos – cogumelos. Palestra com o professor de biologia sobre fungos, partinda de experiência de alimentos se decompondo.

5. Recortar e classificar folhetos de mercado, jornais e revistas, produtos de origem animal e vegetal. E alimentos também.

6. Conhecer como os seres vivos se desenvolvem: através de leitura e ilustração do texto “Doce despertar” de Lisete Geni Rando. Plantio de diversas sementes: cereais, frutas, flores, observar e acompanhar a germinação e desenvolvimento, fotossíntese.No terrário montado pelas próprias crianças. Inclusive outras formas de reprodução, pelo caule, folhas... Dia da árvore – trabalhar preservação e primavera – acróstico. (revisar estações do ano e época).

7. Pesquisar na internet sobre o desenvolvimento do bebê.

8. Classificar animais diversos, conforme sua reprodução: ovíparos, vivvíparos. Ilustração livro pág 124. Conforme seu habitat: selvagens, domésticos, aquáticos. E cuidados necessários que os animais domésticos necessitam.

9. Pesquisar para conhecer o tempo de gestação de alguns animais, da internet.

10. Conscientizar-se de que bebês e filhotes necessitam de cuidados especiais. Livro pág 124 em diante.

11. Conhecer melhor o corpo humano através de:

12. - trabalhar esquema corporal, em cartaz tamanho real, com as principais partes do corpo, tendo cosciência de si, e do outro e das diversas fases de desenvolvimento, através de estudos no livro didático, pesquisa na net, recortes de revistas, dramatizações.

13. -classificar as partes do corpo: cabeça, tronco e membros

14. -Pesquisa na net Declaração Universal dos Diretos Humanos Cap I, II, III, IV, V, XXIII, XXIV, para conhecer a garantia dos diretos humanos.Conscientizar-se da importância e respeito às pessoas com necessidades especiais, inclusão Texto livro pág 146.

15. - Conhecer a importância do respeito e características da terceira idade. Pág 150.

16. - Importância da alimentação saudável, estudo da pirâmide alimentar antiga e atual. Composição dos alimentos industrializados. Vida saudável - vacinação.

17. Conhecer através da cadeia alimentar a importância da preservação e relação entre os seres vivos.

18. Concluir este projeto através de um texto avaliativo, reescrevendo o que aprendeu sobre os seres vivos, importância da preservação, sustentabilidade.

19. Montar o livro dos seres vivos, com sumário, atividades desenvolvidas e conclusão, como atividade avaliativa, em que a cria~ça expressará o que aprendeu.