Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

domingo, 18 de maio de 2014

Substantivos coletivos:

Substantivos coletivos: alcateia - de lobos Bando - de pássaros Boiada - de bois Cardume - de peixes Cáfila - de camelos enxame - de abelhas Fato - de cabras Fauna - de animais de uma região Manada - de bovinos Matilha - de cães, Nuvem - de gafanhotos Panapaná - de borboletas Rebanho - de ovelha Tropa - cavalos Vara - de porcos Cacho - de frutas,. Cabidela - de Moedas Bosque - de árvores Flora - de plantas de uma região Herbário - coleção de plantas secas Penca - de frutas, Pomar – de árvores frutíferas Ramalhete - de flores Réstia - de alhos, de cebolas Batalhão, pelotão, tropa - de soldados Caravana - de viajantes Corpo docente - de professores Corpo discente – de alunos Elenco - de atores, de artistas Exército - de soldados Família - parentes em geral Multidão - de pessoas Quadrilha - de bandidos ou de dança Time (no Brasil) Turma (ou classe) - de alunos Bimestre - dois meses Trimestre - três meses Semestre - seis meses Década - dez anos Século - cem anos Milênio - mil anos alfabeto - de letras Álbum - de fotografias, de figurinhas esquadra, frota - de navios Arquipélago - de ilhas Atlas - de mapas Baixela - de utensílios de mesa Biblioteca - de livros Constelação - de estrelas Cordilheira, serra - de montanhas Discoteca - de discos musicais Esquadrilha - de aviões Falange - Anjos Grosa - de lápis quando são 12 dúzias. Molho - de chaves Pilha - de objetos Pinacoteca - de pinturas Programa - de projetos Bosque - de árvores

Substantivos,conceito e exemplos

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Poesia: "Brilho no olhar"

Poesia:  "Brilho no olhar"

Assim como as rosas,
Pétalas que as abelhas polinizam,
que as borboletas avistam
com um brilho no olhar.

Assim como as rosas,
que sempre tem pétalas
mas nem sempre tem espinhos 
e folhas belas.

Assim como a vida
as rosas tem pétalas belas
mas espinhos nem tanto,
que se você ver são feras.

Mas se você ter cuidado,
os espinhos são belos,
para aqueles que observam,
com um brilho no olhar.
Autoria:   Gabrielle M.Rosa

Poesia: Livros na prateleira

Poesia:  Livros na prateleira

Na prateleira, lá no alto,
vejo um livro empoeirado
e logo que vi,
peguei e  comecei a ler.

Entre um e 
uma mil histórias,
vejo coisas e fatos
que deviam ser da memória.

Como um livro pode
me motivar,
a fazer tantas coisas,
que eu nem podia imaginar.

Com o motivo daquele livro,
escrevi livros e mais livros,
que um dia estarão velhos e empoeirados,
até uma criança ler e se motivar,
a fazer coisas que nunca poderia imaginar.

Autoria: Gabrielle M. Rosa

domingo, 4 de maio de 2014

Padre José de Anchieta

Padre José de Anchieta       Fonte: Wikipedi e Sua Pesquisa.org

     São José de Anchieta  (San Cristóbal de La Laguna19 de março de1534 — Reritiba9 de junho de 1597) foi um padre jesuíta espanhol.

      José de Anchieta, nascido na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, em 19 de Março de 1534.

      Dos doze irmãos, além dele abraçaram o sacerdócio Pedro Nuñez  e Melchor.

       Anchieta viveu com a família até aos quatorze anos de idade, quando se mudou para Coimbra, em Portugal, a fim de estudar Filosofia, ingressou na Companhia de Jesus em 1 de Maio de 1551 como noviço.

     Tendo o padre Manuel da Nóbrega, solicitado mais braços para a atividade de evangelização do Brasil indicou, entre outros, José de Anchieta.

     Aportou em Salvador a 13 de Julho de 1553, com menos de 20 anos de idade e vindo na armada do segundo governador-geral do Brasil, Dom Duarte da Costa.

      Anchieta ficou menos de três meses em Salvador, partindo para a Capitania de São Vicente  com o padre Manuel da Nóbrega e permaneceria por doze anos.

      Anchieta abriu os caminhos do sertão, aprendendo a língua tupi, catequizando e ensinando latim aos índios. 

     Escreveu a primeira gramática tupi-guarani da América Portuguesa, chamada "Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil", que foi publicada em Coimbra em 1595.

     Principais realizações:
Catequizou índios brasileiros no século XVI, na região da atual cidade de São Paulo.
- Foi um dos fundadores da cidade e do Colégio de São Paulo.
- Defendeu os índios brasileiros das tentativas de escravização por parte dos colonizadores portugueses.

     Padre José de Anchieta morreu no estado do Espírito Santo em 9 de junho de 1597.

     Foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 3 de abril de 2014 pelo Papa Francisco, sendo conhecido como o Apóstolo do Brasil.


As Bandeiras, os Bandeirantes



Atividade   As Bandeiras, os Bandeirantes, 

Complete conforme os textos das páginas 56, 57 e 58 do livro de HISTÓRIA:
1- ..................................eram agrupamentos indígenas comandados por ..............................., onde todos trabalhavam em terras de uso comum e eram orientados em outros ofícios como de carpinteiros e ..................................... Além de aprender ............................e ...................................foram convertidos à religião...................................Os índios desenvolviam a ......................................, a pecuária e o ......................................aos moldes dos jesuítas. Os jesuítas estabeleciam o ............................................................., de descanso, de lazer e de................................... Além das reduções dos jesuítas, havia também a dos ............................................que andavam por toda região organizados em expedições que se chamavam.......................................

2- As bandeiras organizavam-se em expedições armadas formadas por homens chamados...................................
Eles moravam em .............................................na região de São Vicente, faziam parte de uma população pobre, a maioria eram pequenos ..........................................ou...................................que buscavam enriquecer depressa agindo com ..........................................., escravizando os ..............................., atacando os jesuítas e escravos..................................
Os...................................atacavam as reduções ou........................................., aprisionavam os ................... Depois estes eram .......................................para quem precisasse de mão-de-obra, como as regiões do Nordeste do Brasil.
Os índios juntamente com os jesuítas lutaram contra a escravidão e a perda de suas terras. Mas mesmo assim grande número de índios foram mortos pelos bandeirantes no Brasil, principalmente no Nordeste.

3- As ..................................foram responsáveis pelo alargamento do.................................................... não respeitaram os limites impostos pelo tratado de Tordesilhas, adentraram no ............................do território brasileiro, em busca de índio, abrindo.............................................
Com os ......................................o litoral brasileiro também passou a ser percorrido e .......................................