Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

As plantas/ Os vegetais

Projeto:  As plantas / Os vegetais
Objetivo: Desenvolver a consciência de preservação e um estudo mais aprofundado sobre os vegetais.
Faixa etária: Este trabalho foi desenvolvido com alunos de 2º ano, das séries iniciais do ensino fundamental, Em 2009, Escola de Educação Básica Antonio Gonzaga de Porto União - SC, Professora de séries iniciais, com a orientação obtida no curso TICs na escola.
Professores envolvidos: Professor regente e Professor d sala de tecnologiaa
Duração: Este trabalho foi desenvolvido durante várias aulas, em várias semanas.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.
Tecnologias envolvidas: Laboratório de informática / internet, Fotografias e Além de outros recursos
Atividades desenvolvidas:
  1. Montagem do mural da árvore,
  2. Após a história montada
    as crianças ilustram as palavras chaves.
  3.  contando a história da sementinha.
  4. História da sementinha
    organizada pelas crianças
    sequência/desenvolvimento
    da planta.
  5.  E registro da história da sementinha
  6. Relato e registro da história da sementinha.
  7. Desafiar a criança a imaginar ser uma planta. Qual seria, por quê, e cuidados que gostaria de receber.
  8. Visita e estudo ao herbário da escola, “mostra de plantas nativas da região”.
  9. Registro das plantas encontradas no herbário.
  10. As partes da planta, necessidades e fotossíntese, trabalho produzido e ilustrado por eles.
  11. Atividades sobre as partes da planta e funções.
  12. Cruzadinhas sobre as flores, os legumes e as frutas.
  13. Plantação de sementes de flores, para estudo do desenvolvimento da planta.
  14. Observado uma planta do jardim, suas necessidades e fotossíntese.
  15. Ilustração de alguns grupos de plantas.
  16. Alimentos de origem vegetal. 
  17. Trabalho com revistas e jornais. Recortar de jornais ou revistas textos referentes aos vegetais e contar o assunto citado no texto.
  18. Palestra com nutricionista sobre alimentação saudável-pirâmide alimentar.
  19. Esquema corporal – eu sou o que como – ilustração de seu corpo com alimentos.
  20. Trabalho com hipertexto, texto pré-escrito e navegando na internet através de links referentes ao tema.
  21. Trabalho dia da árvore “mensagem”e produção de texto.
  22. Primavera – estações do ano./ Acróstico.
  23. Montagem do livro dos vegetaiscom capa, sumário, reunião das diversas atividades,  conclusão.
  24. Revisão dos conteúdos através da leitura do livro dos vegetais.
  25. Trabalho final – conclusão do livro – texto sobre os vegetais.
Lucilei Marocco Rosa
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
<> </>
</></></></></></></></></></></></></></></></></></></></> <><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
</></></></></></></></></></></></></></></></></></></></>
Estudo da fotossíntese
através da observação
direta da planta,
com estudo do solo.
set/2002.
Acróstico sobre a
primavera.
Parte final do livro dos vegetais
conclusão/atividade avaliativa.
Noção de estudo científico
Área de preservação
próximo à escola.
Herbário com mostra
de plantas nativas da região
criado pelos professores Sidney e Claudete
da Escola de Ed. Básica Antoni Gonzaga
Norte de SC
e Sul do PR


Sem comentários: