Projeto: As plantas / Os vegetais
Objetivo: Desenvolver a consciência de preservação e um estudo mais aprofundado sobre os vegetais.
Faixa etária: Este trabalho foi desenvolvido com alunos de 2º ano, das séries iniciais do ensino fundamental, Em 2009, Escola de Educação Básica Antonio Gonzaga de Porto União - SC, Professora de séries iniciais, com a orientação obtida no curso TICs na escola.
Professores envolvidos: Professor regente e Professor d sala de tecnologiaa
Duração: Este trabalho foi desenvolvido durante várias aulas, em várias semanas.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.
Tecnologias envolvidas: Laboratório de informática / internet, Fotografias e Além de outros recursos
Atividades desenvolvidas:
Objetivo: Desenvolver a consciência de preservação e um estudo mais aprofundado sobre os vegetais.
Faixa etária: Este trabalho foi desenvolvido com alunos de 2º ano, das séries iniciais do ensino fundamental, Em 2009, Escola de Educação Básica Antonio Gonzaga de Porto União - SC, Professora de séries iniciais, com a orientação obtida no curso TICs na escola.
Professores envolvidos: Professor regente e Professor d sala de tecnologiaa
Duração: Este trabalho foi desenvolvido durante várias aulas, em várias semanas.
Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.
Tecnologias envolvidas: Laboratório de informática / internet, Fotografias e Além de outros recursos
Atividades desenvolvidas:
- Montagem do mural da árvore,
- contando a história da sementinha.
- E registro da história da sementinha
- Relato e registro da história da sementinha.
- Desafiar a criança a imaginar ser uma planta. Qual seria, por quê, e cuidados que gostaria de receber.
- Visita e estudo ao herbário da escola, “mostra de plantas nativas da região”.
- Registro das plantas encontradas no herbário.
- As partes da planta, necessidades e fotossíntese, trabalho produzido e ilustrado por eles.
- Atividades sobre as partes da planta e funções.
- Cruzadinhas sobre as flores, os legumes e as frutas.
- Plantação de sementes de flores, para estudo do desenvolvimento da planta.
- Observado uma planta do jardim, suas necessidades e fotossíntese.
- Ilustração de alguns grupos de plantas.
- Alimentos de origem vegetal.
- Trabalho com revistas e jornais. Recortar de jornais ou revistas textos referentes aos vegetais e contar o assunto citado no texto.
- Palestra com nutricionista sobre alimentação saudável-pirâmide alimentar.
- Esquema corporal – eu sou o que como – ilustração de seu corpo com alimentos.
- Trabalho com hipertexto, texto pré-escrito e navegando na internet através de links referentes ao tema.
- Trabalho dia da árvore “mensagem”e produção de texto.
- Primavera – estações do ano./ Acróstico.
- Montagem do livro dos vegetaiscom capa, sumário, reunião das diversas atividades, conclusão.
- Revisão dos conteúdos através da leitura do livro dos vegetais.
- Trabalho final – conclusão do livro – texto sobre os vegetais.
Após a história montada as crianças ilustram as palavras chaves. |
História da sementinha organizada pelas crianças sequência/desenvolvimento da planta. |
Lucilei Marocco Rosa
Acróstico sobre a primavera. |
Parte final do livro dos vegetais
conclusão/atividade avaliativa.
|
Noção de estudo científico |
Área de preservação próximo à escola. |
Herbário com mostra de plantas nativas da região criado pelos professores Sidney e Claudete da Escola de Ed. Básica Antoni Gonzaga Norte de SC e Sul do PR |
Sem comentários:
Enviar um comentário