Projeto: Seres Vivos
Objetivo geral: Estudar de forma significativa e atrativa, através das diversas etapas deste projeto, os seres vivos.
Objetivos específicos:
1. Compor a capa do livro dos Seres vivos, com seres vivos conhecidos e de sua preferência dando ênfase à criatividade e aos conhecimentos já estudados anteriormente.
2. Estudar o capítulo 7 do livro didático, onde explica a classificação, e os reinos animais e vegetais dos seres vivos como introdução à este projeto
3. . Pesquisar no pátio da escola, inclusive no herbário, seres vivos, separando-os de acordo com seus reinos, animais e vegetais. Registrar, e em sala de aula comparar com a pesquisa de seus colegas.
4. Fungos, nem reino animal nem vegetal, estudo do livro pág 110 e 111, doenças causadas por fungos, livro pág 112, e passeio nos arredores da escola para fotografar fungos – cogumelos. Palestra com o professor de biologia sobre fungos, partinda de experiência de alimentos se decompondo.
5. Recortar e classificar folhetos de mercado, jornais e revistas, produtos de origem animal e vegetal. E alimentos também.
6. Conhecer como os seres vivos se desenvolvem: através de leitura e ilustração do texto “Doce despertar” de Lisete Geni Rando. Plantio de diversas sementes: cereais, frutas, flores, observar e acompanhar a germinação e desenvolvimento, fotossíntese.No terrário montado pelas próprias crianças. Inclusive outras formas de reprodução, pelo caule, folhas... Dia da árvore – trabalhar preservação e primavera – acróstico. (revisar estações do ano e época).
7. Pesquisar na internet sobre o desenvolvimento do bebê.
8. Classificar animais diversos, conforme sua reprodução: ovíparos, vivvíparos. Ilustração livro pág 124. Conforme seu habitat: selvagens, domésticos, aquáticos. E cuidados necessários que os animais domésticos necessitam.
9. Pesquisar para conhecer o tempo de gestação de alguns animais, da internet.
10. Conscientizar-se de que bebês e filhotes necessitam de cuidados especiais. Livro pág 124 em diante.
11. Conhecer melhor o corpo humano através de:
12. - trabalhar esquema corporal, em cartaz tamanho real, com as principais partes do corpo, tendo cosciência de si, e do outro e das diversas fases de desenvolvimento, através de estudos no livro didático, pesquisa na net, recortes de revistas, dramatizações.
13. -classificar as partes do corpo: cabeça, tronco e membros
14. -Pesquisa na net Declaração Universal dos Diretos Humanos Cap I, II, III, IV, V, XXIII, XXIV, para conhecer a garantia dos diretos humanos.Conscientizar-se da importância e respeito às pessoas com necessidades especiais, inclusão Texto livro pág 146.
15. - Conhecer a importância do respeito e características da terceira idade. Pág 150.
16. - Importância da alimentação saudável, estudo da pirâmide alimentar antiga e atual. Composição dos alimentos industrializados. Vida saudável - vacinação.
17. Conhecer através da cadeia alimentar a importância da preservação e relação entre os seres vivos.
18. Concluir este projeto através de um texto avaliativo, reescrevendo o que aprendeu sobre os seres vivos, importância da preservação, sustentabilidade.
19. Montar o livro dos seres vivos, com sumário, atividades desenvolvidas e conclusão, como atividade avaliativa, em que a cria~ça expressará o que aprendeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário