Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

TEXTO: A GALINHA RUIVA

 

A GALINHA RUIVA

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
           Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento.
           A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iriam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
          Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
          Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
          Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
          Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
          - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?

 - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.

 - Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
          - Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
          - Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
           Todo mundo disse não.
          Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
          Quando o bolo ficou pronto ...
          Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
           Então a galinha ruiva disse:
           - Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
           Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.)
           - Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas.

Vocês podem continuar a descansar e olhando.

1)- O terreno em que a galinha ruiva foi plantar o trigo media 9m de comprimento por 7m de largura. Quantos metros quadrados havia o terreno? 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ou qual a área deste terreno?

2)- Qual o perímetro deste terreno?

3)- Se em cada m ela conseguiu plantar 16 pés de trigo, quantos pés plantou ao todo?

4)- E lá se foi a galinha colher o trigo. Ela colheu 8 cestos de trigo. Cada cesto coube 7,5 kg de trigo. Quantos kg de trigo colheu ao todo?

5)- Depois de colher o trigo, levou-o ao moinho para moer os grãos. O caminho de ida era de 1 km. Quantos m a galinha percorreu de ida e volta?

6)- Com o trigo moído a galinha fez os pães. Conseguiu fazer 5 pães, cada pão pesou 800g. Quantos kg de pães conseguiu fazer?

7)- Se ela vender esses pães por R$ 2,50 cada pão. Quanto ela conseguirá em Reais?

8)- O porco queria comprar todos os pães e pagaria o quádruplo. Quanto a galinha receberia do porco?

9)- A galinha para fazer os 5 pães utilizou os seguintes ingredientes:

5g de fermento,  1l de água,  10g de açúcar,  3g de sal,  4kg de farinha de trigo.

Quais as medidas de capacidade que aparecem nos ingredientes utilizados?

E as medidas de massa?

10- se a galinha tivesse feito o dobro de pães, quantos kg de pães teria feito?

 

Sem comentários: