2.6-Executando uma atividade planejada
Modernização de clássicos infantis< Duração: 5 aulas Áreas de atuação: História, Geografia, Matemática, Ciências e Língua portuguesa. Faixa etária dos alunos envolvidos: Alunos de 4ª série em diante – Ens. Fundamental
Tecnologias utilizadas
Computador – Internet – Xerox – DVDFotografiaLivros literáriosMapas e google-hert
Objetivos
Relatar os principais clássicos infantis conhecidos.
Acessar a internet para conhecer a origem e data de criação dos clássicos infantis; e a época da invenção da lâmpada.
Localizar no mapa o país de origem dos irmãos Grimm
Observar que na época de criação dos clássicos não existiam os elementos modernos advindos da energia elétrica.
Analisar e destacar elementos antigos dos clássicos e modernizá-los.
Criar e digitar um texto modernizado, baseado num clássico.
Atividades: Etapas trabalhadas:
• Discussão sobre os clássicos infantis, partindo do que as crianças conhecem.
• Desafiar a criança sobre a origem e época da criação dos clássicos levando-os a navegar ( Irmãos Grimm)
• Observar e ler (navegando pelos links), os clássicos e especificamente, um clássico de sua preferência.
1. Cinderela
2. Branca de Neve;
3. João e Maria;
4. Rapunzel;
5. Os Músicos de Bremen;
6. O Lobo e as Sete Cabras;
7. Os Sete Corvos;
• Observar a invenção da energia elétrica e da lâmpada, comparando com o ano de criação dos clássicos. Na época não havia a energia elétrica e todas as demais tecnologias advindas da eletricidade.
• Ver vídeos da internet relacionados com os clássicos, como por exemplo “A escola de princesinhas” , Chapeuzinho Vermelho e observar os elementos antigos da época dos clássicos infantis.
• Assistir um clássico: A Cinderela.
Em DVD.
Produção de texto narrando o DVD.
Relatar elementos antigos do clássico, após assistir o DVD. Ex:
Cartas batidas agulha de fiar velas
Modernização de clássicos infantis< Duração: 5 aulas Áreas de atuação: História, Geografia, Matemática, Ciências e Língua portuguesa. Faixa etária dos alunos envolvidos: Alunos de 4ª série em diante – Ens. Fundamental
Tecnologias utilizadas
Computador – Internet – Xerox – DVDFotografiaLivros literáriosMapas e google-hert
Objetivos
Relatar os principais clássicos infantis conhecidos.
Acessar a internet para conhecer a origem e data de criação dos clássicos infantis; e a época da invenção da lâmpada.
Localizar no mapa o país de origem dos irmãos Grimm
Observar que na época de criação dos clássicos não existiam os elementos modernos advindos da energia elétrica.
Analisar e destacar elementos antigos dos clássicos e modernizá-los.
Criar e digitar um texto modernizado, baseado num clássico.
Atividades: Etapas trabalhadas:
• Discussão sobre os clássicos infantis, partindo do que as crianças conhecem.
• Desafiar a criança sobre a origem e época da criação dos clássicos levando-os a navegar ( Irmãos Grimm)
• Observar e ler (navegando pelos links), os clássicos e especificamente, um clássico de sua preferência.
1. Cinderela
2. Branca de Neve;
3. João e Maria;
4. Rapunzel;
5. Os Músicos de Bremen;
6. O Lobo e as Sete Cabras;
7. Os Sete Corvos;
• Observar a invenção da energia elétrica e da lâmpada, comparando com o ano de criação dos clássicos. Na época não havia a energia elétrica e todas as demais tecnologias advindas da eletricidade.
• Ver vídeos da internet relacionados com os clássicos, como por exemplo “A escola de princesinhas” , Chapeuzinho Vermelho e observar os elementos antigos da época dos clássicos infantis.
• Assistir um clássico: A Cinderela.
Em DVD.
Produção de texto narrando o DVD.
Relatar elementos antigos do clássico, após assistir o DVD. Ex:
Cartas batidas agulha de fiar velas
• Ler o texto
A Cinderela de nossos dias de
“Lizete Geni Rando”
(texto modernizado).
• Modernizando os elementos antigos:
Destacar os elementos antigos dos clássicos como: machado, espelho, luz de vela, transporte à cavalo, entrega do convite para o baile, batidas na porta, a fuga para a floresta, recados dados de pessoa para pessoa,... Tornando-os modernos. Ou qualquer clássico de sua preferência.
• Matemática: Problemas envolvendo as 4 operações, o tema em questão, inclusive datas utilizadas na pesquisa na internet.
• AVALIAÇÂO:
• Destacar elementos antigos de alguns clássicos, modernizando-os.
• Produzir um texto modernizado, baseado em um clássico infantil. Ou então reescrever um clássico infantil incluindo elementos modernos.
• Alunos acessando links.
Guilherme e Jonathan 6ª série
Produção do texto modernizado:
OS TRÊS TORCEDORES
Era uma vez três torcedores fanáticos, que viviam no Rio de Janeiro.
Certo dia resolveram sair do apartamento da sua mãe, porque queriam ser independentes. Assim eles resolveram cada um morar em mansoẽs diferentes. Um foi para Dobai, outro foi para Paris, e outro para Disney. Um era são paulino, outro flamenguista,e outro corintiano.
O primeiro torcedor construiu uma mansão de tijolos, o segundo uma mansão de pedras, o terceiro uma casa blindada.
Até que um dia, chegou o tio Osama (o lobo) com uma granada e jogou na mansão do são paulino, a casa começou a cair. Ele pegou sua limusine e fugiu para Paris em direção a mansão do flamenguista e o tio Osama colocou um rastreador na limusine e foi atrás do são paulino.
Quando chegou lá, ele pegou uma bazuca e explodiu a mansão do flamenguista. Eles pegaram seu helicóptero e foram para a Disney. Chegando lá, foram falar com o corintiano que o tio Osama estava atrás deles.
Quando o tio Osama chegou com o tanque de guerra, começou a atirar e não obteve sucesso pois, a mansão não caiu. Desesperado ele jogou granada, atirou com a bazuca e não adiantou. Então pegou o hidra e voou até a mansão do corintiano. Aterrizou na mansão do corintiano e os alarmes tocaram no FBI (HOHOHOHOHO........). Eles já tinham cercado a mansão, prenderam o tio Osama
e descobriram que o tio Osama era palmeirense.
E assim continuaram assistindo o futebol pela Sky.
Está é a história dos três torcedores fanáticos. FIM.
Relatório da execução da atividade
“Modernização de clássicos”:
Esta atividade foi aplicada em duas escolas, as quais trabalho.
Na 1ª (escola recém construída) a qual o laboratório de informática ainda não está em funcionamento, pude utilizar somente DVD, Xerox e livros de literatura “clássicos” infantil, para uma turma de 4ª série e mesmo aplicando a atividade com mais tempo, e em várias etapas, os resultados obtidos não foram tão significativos, como na 2ª escola em que trabalho, o qual aplicamos esta atividade para alguns alunos de 6ª série, com menos tempo, só que com diferencial maior: aqui os alunos puderam se utilizar da internet, navegando pelos links, observando, analisando, conhecendo elementos do contexto da atividade em questão. Posso relatar também que nesta 2ª escola, os alunos tiveram um maior entendimento, compreensão, interesse, conseguindo identificar com facilidade os elementos antigos de alguns clássicos, substituindo-os e criando elementos modernos, criando também, um texto fabuloso, genial, rico em criatividade.
Foi para mim uma experiência muito boa e significativa.
Banner:
Apresentação final da atividade.
Etapa do curso e-proinfo uso das TICs.
Lucilei M. Rosa – Ago/2009.
• Modernizando os elementos antigos:
Destacar os elementos antigos dos clássicos como: machado, espelho, luz de vela, transporte à cavalo, entrega do convite para o baile, batidas na porta, a fuga para a floresta, recados dados de pessoa para pessoa,... Tornando-os modernos. Ou qualquer clássico de sua preferência.
• Matemática: Problemas envolvendo as 4 operações, o tema em questão, inclusive datas utilizadas na pesquisa na internet.
• AVALIAÇÂO:
• Destacar elementos antigos de alguns clássicos, modernizando-os.
• Produzir um texto modernizado, baseado em um clássico infantil. Ou então reescrever um clássico infantil incluindo elementos modernos.
• Alunos acessando links.
Guilherme e Jonathan 6ª série
Produção do texto modernizado:
OS TRÊS TORCEDORES
Era uma vez três torcedores fanáticos, que viviam no Rio de Janeiro.
Certo dia resolveram sair do apartamento da sua mãe, porque queriam ser independentes. Assim eles resolveram cada um morar em mansoẽs diferentes. Um foi para Dobai, outro foi para Paris, e outro para Disney. Um era são paulino, outro flamenguista,e outro corintiano.
O primeiro torcedor construiu uma mansão de tijolos, o segundo uma mansão de pedras, o terceiro uma casa blindada.
Até que um dia, chegou o tio Osama (o lobo) com uma granada e jogou na mansão do são paulino, a casa começou a cair. Ele pegou sua limusine e fugiu para Paris em direção a mansão do flamenguista e o tio Osama colocou um rastreador na limusine e foi atrás do são paulino.
Quando chegou lá, ele pegou uma bazuca e explodiu a mansão do flamenguista. Eles pegaram seu helicóptero e foram para a Disney. Chegando lá, foram falar com o corintiano que o tio Osama estava atrás deles.
Quando o tio Osama chegou com o tanque de guerra, começou a atirar e não obteve sucesso pois, a mansão não caiu. Desesperado ele jogou granada, atirou com a bazuca e não adiantou. Então pegou o hidra e voou até a mansão do corintiano. Aterrizou na mansão do corintiano e os alarmes tocaram no FBI (HOHOHOHOHO........). Eles já tinham cercado a mansão, prenderam o tio Osama
e descobriram que o tio Osama era palmeirense.
E assim continuaram assistindo o futebol pela Sky.
Está é a história dos três torcedores fanáticos. FIM.
Relatório da execução da atividade
“Modernização de clássicos”:
Esta atividade foi aplicada em duas escolas, as quais trabalho.
Na 1ª (escola recém construída) a qual o laboratório de informática ainda não está em funcionamento, pude utilizar somente DVD, Xerox e livros de literatura “clássicos” infantil, para uma turma de 4ª série e mesmo aplicando a atividade com mais tempo, e em várias etapas, os resultados obtidos não foram tão significativos, como na 2ª escola em que trabalho, o qual aplicamos esta atividade para alguns alunos de 6ª série, com menos tempo, só que com diferencial maior: aqui os alunos puderam se utilizar da internet, navegando pelos links, observando, analisando, conhecendo elementos do contexto da atividade em questão. Posso relatar também que nesta 2ª escola, os alunos tiveram um maior entendimento, compreensão, interesse, conseguindo identificar com facilidade os elementos antigos de alguns clássicos, substituindo-os e criando elementos modernos, criando também, um texto fabuloso, genial, rico em criatividade.
Foi para mim uma experiência muito boa e significativa.
Banner:
Apresentação final da atividade.
Etapa do curso e-proinfo uso das TICs.
Lucilei M. Rosa – Ago/2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário