Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Projeto: Meio Ambiente_fundamental_iniciais

Projeto: MEIO AMBIENTE
Duração dos trabalhos: 1 semana.
Professores envolvidos: 1 de biologia, 1 professora regente, 1 da sala de tecnologia, 1, 2º professor, 1 professor de artes monitorando a reciclagem de papéis.
Alunos: 28 alunos de 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
 Objetivo Geral           Observar o meio ambiente do bairro e destacar pontos a serem melhorados, áreas preservadas; despertando assim a consciência de preservação.
Atividades desenvolvidas:
Discussão em aula sobre o tema meio ambiente.
Ilustrar o tema Meio Ambiente e juntamente com a ilustração produzir um texto descritivo.
• Destacar formas de preservação.
Pesquisa na biblioteca sobre a Lei Ambiental. Fonte Coletânia e Cidadania.
Leitura e análise da lei em  proteção ao Meio Ambiente, como tarefa de casa, junto com os familiares.
Produzir um texto falando de como seria nosso bairro se as pessoas seguissem e cumprissem a Lei.
 • Observação e leitura da revista AGUALITO- água. ( meio ambiente, materiais recicláveis, tempo de decomposição, preservação e destruição.) e após, ilustrar a poluição e destruição do meio ambiente.Exposição em mural.
• Entrevista com seus familiares sobre saneamento básico, após estudo em sala com apresentação dos trabalhos.(A origem da água, o destino do esgoto, o destino do lixo, se é feita a seleção, os horário e dias da coleta do lixo e do lixo reciclável).
•  Pesquisa de campo:
Através de um passeio no bairro para uma observação direta, entrevista com moradores sobre origem da água em suas casas, horários da coleta do lixo, rede de esgoto, se há,  e registro em fotografias, sobre:
O meio ambiente do bairro
Separação do lixo reciclável do orgânico e o destino dos mesmos.
Durante o passeio, entrevista com moradores sobre saneamento básico (sobre a origem da água de suas casas, sobre o destino do esgoto, e sobre a seleção do lixo reciclável).
Observação da estrutura das ruas, arredores da escola, interior da escola, áreas de preservação e poluição no bairro, área de enchente = leito do Rio Iguaçu).
Outra atividade executada durante o passeio é a coleta de água dos córregos do bairro, para  observação no microscópio, de presença de microorganismos em água poluída, como  causa de algumas doenças.
 Trabalho em sala de aula sobre o tempo que os materiais demoram para se decompor na natureza, e a importância da reciclagem do lixo, envolvendo situações problemas.
•Participação das crianças no projeto da escola sobre a reciclagem de      papel.
•Trabalho com jornais, retirando dos mesmos, textos com assuntos referentes ao meio ambiente e junto com a família  fazer uma análise e descrever se o assunto traz benefícios ou prejuízos ao meio ambiente.
•Outras atividades relacionadas ao tema. (cruzadinhas (revista PICOLÉ e GUGUZINHO), músicas, notícias...problemas envolvendo as 4 operações).
• Texto coletivo em sala de aula sobre o meio ambiente do bairro após a pesquisa de campo.
• Ilustração em sala de aula e produção de texto ou frases sobre Meio Ambiente, demonstrando assim a consciência de preservação = avaliação.
•Exposição dos trabalhos das crianças em murais da escola e para seus familiares.


Lei Ambiental:
O cap VI, art 225, da Constituição Brasileira, diz que, " todos têm direito ao Meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público, e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
Material para pesquisa disponível na biblioteca: Coletânia de cidadania Vol I, Leis do cidadão_ Ed.Alvart_2009.

Sem comentários: