Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

domingo, 24 de outubro de 2010

Estruturação espacial e Lateralidade




     A noção de espaço na criança vai sendo construída por meio da ação e do movimento e com base na interpretação de uma infinidade de informações recolhidas por todos os sentidos. É importante ressaltar as distinções entre organização, estruturação e orientação espacial.
     Orientação espacial: refere-se a possibilidade de determinar um objeto no espaço com referências a conceitos, como os pontos cardeais, a verticalidade e a horizontalidade. Uma criança com dificuldade na orientação pode confundir letras e números com grafias similares: (b/d, p/q, 69, n/u, f/t,) assim como ter problema de reconhecer direito-esquerda.
     Organização espacial: refere-se a possibilidade de estabelecer relações espaciais, temporais ou espaço-temporal entre elementos que são independentes. As dificuldades nesta área manifestam-se como problemas de ordenamento das letras para formar uma palavra.
     Estruturação espacial: refere-se a possibilidade de estabelecer relações entre elementos para formar um todo. As dificuldades nesta área manifestam-se na escrita numa inadequada separação das palavras, além de problemas na concordância de gênero, numero e conjugação.
     A lateralidade e a direcionalidade encontra-se muito relacionada com a estruturação espacial. A lateralidade refere-se a uma atividade ou uma determinada função que ocorre com mais frequência em um lado do corpo. Esta pode ser destra, ambidestra ou canhota, existindo também a lateralidade cruzada. Quanto a direcionalidade, uma vez que a criança tenha tomado consciência da lateralidade na seu próprio corpo, ou seja já reconhece os seus lados direita/esquerda, já pode projetar esses conceitos no espaço exterior. Como no espaço não existe direções objetivas, as noções espaciais tais como direita esquerda, atrás, em frente, em cima, embaixo são designadas no espaço exterior baseando-se nas atividades que são realizadas no próprio corpo.
Referência bibliográfica: Goméz, Ana Maria Salgado. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. Grupo Cultural

Sem comentários: