Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

domingo, 11 de novembro de 2012

Texto: A origem de Papai Noel

Papai Noel


     A história do Papai Noel é uma lenda inspirada na figura de “Nicolau”, um homem bom, que viveu na região onde hoje está a Turquia. Ele ficou conhecido por sua bondade e caridade, pois ajudava os mais necessitados na época do Natal.
     Na cidade em que morava Nicolau, havia três moças que não se casavam por falta de um dote. Contam que numa noite, Nicolau passou pela casa das três moças e jogou um saco de moedas de ouro pela janela, o ouro teria caído num para de meias, que estava sacando sob a lareira. A história das moças, foi apenas um dos gestos de bondade atribuídos à Nicolau. O que se sabe é que após a morte dos pais, o jovem Nicolau decidiu ingressar na vida religiosa, antes, porém, doou todos os seus bens aos mais necessitados.
     Esta história, se misturou a uma lenda da Escandinávia, segundo a qual, perto da floresta vivia um velho bondoso mago, dizem que no Natal, ele presenteava as crianças bem comportadas e punia as outras, não lhes dando nada.
     Este personagem passou a ser representado por um velhinho bonachão com longas barbas e olhar carinhoso que todo Natal entregava presentes às crianças.
     Não demorou e esta figura ganhou o mundo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de SAINT CLAUS e passou a ser aguardado pelas crianças todos os anos, no Natal.
     A figura do Papai Noel como conhecemos hoje, surgiu por volta dos anos 30/40 quando a Coca-cola encomendou uma propaganda na época do Natal pedindo que o Papai Noel usasse roupas vermelhas, combinando com as cores da marca. A imagem teve grande impacto e a figura do Papai Noel, passou a ser representada com as roupas e detalhes que vemos hoje.
      A tradição de dar presentes também é um hábito muito antigo, nas festas de fim de inverno, as pessoas ofereciam pequenas lembranças umas às outras. Também os povos da Ásia, ofereciam presentes quando visitavam pessoas importantes, daí a crença de alguém bondoso como Papai Noel, oferecer presentes às crianças acreditam que ele mora no Pólo Norte, e durante o ano todo, fica em sua fábrica de brinquedos preparando presentes.
     O importante é que ninguém se esqueça do verdadeiro significado do Natal, com ou sem presentes, ele representa o nascimento de Jesus e um tempo de recomeço e esperança para cada um de nós.

Compreensão do texto:
1. A história de Papai Noel é uma lenda inspirada em quem?
2. Quem foi Nicolau?
3. Onde viveu Nicolau?
4. Como Nicolau ficou conhecido?
5. Que lenda é apresentada no texto e em que surgiu na Escandinávia?
6. Que parágrafo apresenta características de Papai Noel?
7. Que nome Papai Noel recebeu nos Estados Unidos?
8. A figura de Papai Noel que conhecemos hoje foi inspirada como, em que data e onde?
9. Como surgiu a tradição de dar presentes?
10. Coloque um X no 8º parágrafo:
11. Qual é o assunto apresentado no 8º parágrafo?
12. Qual é o verdadeiro sentido do Natal, apresentado no texto?
13. E para você, o que significa o Natal?



Sem comentários: