Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Texto: A planta e o vento

A planta e o vento:

   A planta estava triste e desanimada.
   Tanta sementinha para espalhar e ela sem sair do lugar.
   _ Que pena! _ dizia ela. Se eu fosse como os passarinhos, que têm asas e voando, vão aonde querem; se eu fosse como os animais, como as formiguinhas e todos os que vão aonde querem, seria bom.
     Mas viver e tendo serviço para fazer e sem poder dar um passo, sem poder me mudar de um lugar para outro! Que vida triste a minha! Sou tão infeliz! Antes não tivesse nascido. Por que será que eu tenho trabalho e não posso fazê-lo? Por que será? Mas por que será?
    O vento começou a soprar e a balançar as folhas das árvores. A planta sentiu-se embalada pela doce carícia do vento.
    Esqueceu que não podia se locomover. Sentiu-se alegre, muito alegre ao ver as sementinhas, uma a uma, voando como pára-quedas e pensou:
    “Não tenho razão para me entristecer. Pensei que o trabalho de espalhar as sementinhas fosse meu, e vejo que não é. É o vento quem tem maneiras e, aliás, maneiras delicadas e inteligentes para fazer isso. Está soprando, assobiando, e, enquanto brinca, trabalha, espalhando as minhas sementinhas”.
Autora: Lygia Camargo Silva
Trecho do Livro a planta e o vento.
- Ed. Ática.
1)- Marque a ideia principal do texto:
( )- A planta estava triste com o trabalho do vento.
( )- O vento balançava as folhas das árvores.
( )- A árvore ficou feliz ao descobrir que o trabalho de espalhar as sementes era do vento.
2)- Marque as alternativas corretas:
( )- A autora imagina o que o animal sente.
( )- A autora mostra como a planta é na realidade.
( )- A autora escreve sobre o que a planta sente e pensa.
( )- A autora conta fatos da vida dos animais e das plantas.
3)- Relacione os parágrafos às frases:
a)- 3º parágrafo
b)- 4º parágrafo
c)- 5º parágrafo
Se a planta fosse como os animais, poderia ir onde quisesse.
A planta sentiu-se embalada pela doce carícia do vento.
Por que será que a planta tem tanto trabalho e não pode fazê-lo?
4)- Faça uma ilustração do texto:
5)- Retire do 1º parágrafo :
1 artigo
1 substantivo
2 adjetivos
6)- Retire do 4º parágrafo um adjetivo para a vida da planta:
E um adjetivo para a própria planta:
7)- Circule no texto os adjetivos e copie-os:
8)- Relacione os adjetivos retirados do texto aos substantivos a seguir e complete com artigos adequados:
Artigos                           Substantivos                   Adjetivos
                                           professoras
                                           ladrões
                                           bailarinas
                                           vizinha
                                           palhaço
                                           gatinho
9)- Agora para cada substantivo, elabore uma frase utilizando os artigos e adjetivos adequados:
10)- Produção de texto: Escolha seu tema e faça seu próprio texto, não esqueça dos parágrafos, letra maiúscula e da pontuação.
A planta e a chuva.
A planta e o Sol.
A planta e a tempestade.
A planta e o clima seco.
A planta e a geada.

Sem comentários: