Os vegetais:
Respiração dos vegetais: Uma das funções vitais dos seres vivos é a respiração. Como os animais, os vegetais também respiram dia e noite sem parar.
Os vegetais transpiram e perdem água em forma de vapor. Essa função é de responsabilidade da folha. Parte da água absorvida do solo pelas raízes é perdida como vapor pelos estômatos, aberturas microscópicas das folhas por onde entram e saem os gases que participam da respiração e da fotossíntese.
Plantas parasitas:
Quando uma planta vive da outra, é chamada de parasita. As plantas parasitas crescem no tronco, ou sobre as raízes de outros vegetais, sobrevivem tirando o alimento deles, ou seja, das plantas hospedeiras. Um exemplo de planta parasita é o cipó chumbo. Seus ramos são amarelados, finos e longos, e deles saem pequenas raízes que saem osalimentos de outra planta, que aos poucos vai secando.
Outro grupo de plantas que embora cresçam nos galhos das árvores, não causam prejuízos ao vegetal em que se fixam e não são parasitas, elas fazem isso para receber a luz do sol, é o caso das orquídeas e das bromélias, que crescem sobre as árvores mais altas.
Reprodução dos vegetais:
Para a maioria dos animais se reproduzirem, há o acasalamento, isto é a união para a reprodução. E com os vegetais como isso acontece? A flor tem o papel muito importante na reprodução da maioria dos vegetais. É a partir dela que se formam as sementes e os frutos. Dentro de uma semente parece não haver vida. Mas ali já existem células vivas, esperando boas condições do ambiente para se desenvolver.
A flor por dentro: A flor pode ser vista em diversos vegetais, como no brócolis, laranjeira, roseira, e dentro da maioria das plantas podemos encontrar os órgãos de reprodução com estruturas masculinas e femininas. Em algumas plantas esses órgãos são visíveis.
# O cálice é formado pelas sépalas, pequenas folhas que protegem a flor, antes de ela se abrir. Em geral as sépalas São verdes.
#A corola é formada pelas pétalas, que possuem formas de cores muito variadas.
#No geniceu etá o ovário, órgão responsável pela produção dos óvulos, as futuras sementes.
#O androceu produz grãos de pólen, pequenas estruturas onde estão as células reprodutoras masculinas.
A união das células reprodutoras masculinas com as femininas, chamamos de fecundação.
Nem todas as plantas possuem os dois órgãos reprodutores na mesma flor. Assim para ocorrer a fecundação é necessário que haja antes a polinização. Em muitas espécies o pólen é transportado de uma flor para outra por um magente polinizador. Pode ser o vento, a água, um pássaro, um inseto, e até mesmo algumas espécies de morcegos. Animais polinizadores buscam nas flores o néctar para se alimentar e em alguns casos um local para pôr os ovos. Como, os grãos de pólen ficam grudados em seua corpo, acabam levando de uma flor para outra. Nesse caso, ocorre a fecundação cruzada. Quando o pólen chega ao geniceu, ele forma um tubo que cresce até encontrar um óvulo. Aí ocorre a fecundação. A partir desse momento, a flor começa a murchar, as pétalas e as sépalas secam, permanecendo apenas o ovário da flor. Com o tempo o ovário se transformará em fruto, e cada óvulo fecundado será uma semente. Ao encontrar condições favoráveis no ambiente as sementes germinarão e se desenvolverão formando uma nova planta.
Sem comentários:
Enviar um comentário