Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

domingo, 12 de outubro de 2014

Lâmpada som luz 5º ano

LÂMPADAS
A lâmpada incandescente foi inventada pelo americano Thomas Edison em 1877.

A lâmpada fluorescente começou a ser produzida em 1945. Ela é conhecida com “luz fria” porque aquece bem menos que a lâmpada incandescente.
Esse tipo de lâmpada emite maior quantidade de luz com um consumo menor de energia elétrica.
Outra vantagem é que diversos modelos de lâmpadas fluorescentes podem ser reciclados.
CORRENTE ELÉTRICA
Grande parte da energia elétrica usada no dia-a-dia é gerada em usinas hidrelétricas e conduzidas até os locais de consumo por meio de condutores elétricos (fios).
O movimento ordenado de cargas elétricas pelos condutores é chamado de corrente elétrica.
CIRCUITO ELÉTRICO e CURTO-CIRCUITO
Circuito elétrico é o caminho percorrido pela eletricidade, pelos condutores elétricos.
Um circuito elétrico pode estar aberto ou fechado.
Usamos chaves ou interruptores para abrir ou fechar os circuitos, impedindo ou permitindo a passagem da corrente elétrica.
Quando o circuito está aberto, os aparelhos elétricos não funcionam.



Quando o circuito está fechado, os aparelhos elétricos funcionam.


Curto-circuito – Quando dois condutores desencapados entram em contato, ou seja, quando se encostam, produz-se uma faísca.
O curto–circuito pode queimar lâmpadas, aparelhos elétricos e até mesmo causar incêndios.

CONDUTORES E ISOLANTES
CONDUTORES: São os materiais que permitem a passagem da eletricidade:
Metais: #   ferro;  #  cobre;  #  alumínio;  #  estanho, etc...
O corpo humano, o solo e a água também podem atuar como condutores de corrente elétrica.
ISOLANTES ou maus condutores: São materiais que conduzem pouca ou nenhuma eletricidade:
#  madeira seca;#  borracha;#  cortiça;#  plástico; #  isopor, etc...
CUIDADOS COM A ENERGIA ELÉTRICA
Com a energia elétrica não se brinca.
Entrar em contato com fios nos quais está passando corrente elétrica pode provocar choques elétricos. Às vezes esses choques só dão um susto, mas em alguns casos podem causar a morte.

Um choque elétrico pode ser muito intenso e, nesse caso, a pessoa poderá ficar presa ao fio e até morrer. Para socorrê-la, um adulto deve desligar a eletricidade. Se não for possível, o adulto deve afastar o fio da pessoa acidentada usando materiais isolantes e levar a vítima ao médico imediatamente.

Observe alguns cuidados que devemos ter em relação à energia elétrica:
N  Não coloque objetos ou os dedos em tomadas.
N  Não mexa em aparelhos elétricos quando estiver descalço ou com as mãos molhadas.
N  Não ligue vários aparelhos em uma mesma tomada .
N  Quando um adulto for trocar ou arrumar alguma tomada ou interruptor, lembre-o de desligar a chave geral antes de qualquer coisa.
N  Ao trocar alguma lâmpada, cuidado para não pagar na parte metálica.
N  Antes de limpar um aparelho elétrico, desligue-o da tomada.
N  Ao soltar pipas , verifique se você está bem longe da rede elétrica.

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
A energia elétrica pode ser transformada em outros tipos de energia:
*        luz,    luz (imagem),  calor,     movimento,   som.
Ela tem importância fundamental em quase todas as atividades do ser humano.Por isso ela deve ser utilizada de forma consciente, econômica e racional.
COMBUSTÃO
COMBUSTÃO é a queima de uma substância com produção de energia em forma de calor ou de calor e luz.
Para que a combustão ocorra, são necessários três elementos:
1.    Combustível – qualquer substância que pode ser queimada, pode ser encontrada nos três estados da matéria:
§  Sólidos: madeira, carvão, palha, parafina, papel, serragem, plástico, tecido.
§  Líquido: gasolina, álcool, querosene, óleo diesel.
§  Gasoso: gás de cozinha, hidrogênio.
Existem combustíveis, como o álcool, a gasolina, a pólvora e muitos gases, que são inflamáveis, isto é, se queimam facilmente,
2.    Comburente – Substância que participa da combustão e sem a qual esta não ocorre.
·         Oxigênio – é conhecido como comburente universal.
3.    Calor inicial – é o calor necessário para dar início à combustão.  O calor inicial faz com que os combustíveis atinjam a temperatura de combustão, isto é a temperatura necessária para iniciar a queima.
IMPORTANTE:

¨    Ao riscar um palito de fósforo, o atrito entre a ponta do palito e a superfície áspera da caixa gera o calor inicial necessário para que o fósforo pegue fogo.
¨    O material que está na ponta do palito e a madeira da qual o palito é feito são os combustíveis.
¨    O comburente é o oxigênio que está no ar.
UTILIDADES DA COMBUSTÃO
Estas são algumas das situações nas quais a combustão é utilizada.
¨    No preparo dos alimentos;     Na iluminação de ambientes;     Nos fornos das indústrias;
¨    No aquecimento de ambientes;        Nos motores de automóveis, aviões, navios, foguetes.
CALOR
O calor é uma forma de energia transferida   de um corpo para outro quando há diferença de temperatura entre eles.       O calor também é chamado de energia térmica.
Fontes de calor:
1.    Fontes naturais de calor:
¨    Sol,      Vulcões em erupção e   Fontes de água quente.
2.    Formas artificiais de se produzir calor:
¨    Atrito (por exemplo, ao esfregar as mãos),
¨    Combustão (por exemplo, quando se acende uma vela),
¨    Energia elétrica (por exemplo, com o ferro elétrico ligado).
EFEITOS DO CALOR
Com a ação do calor, um corpo pode variar a temperatura, mudar de estado físico e dilatar.
O instrumento que mede a temperatura de um corpo ou do ambiente é o termômetro.
O primeiro termômetro foi construído pelo italiano Galileu Galilei, no início do século XVII.
O termômetro de mercúrio é usado, principalmente, para medir a temperatura das pessoas e dos outros animais.
O termômetro de álcool colorido é usado principalmente, para medir a temperatura do ambiente.
Grande parte dos termômetros utiliza a escala Celsius. Essa escala foi elaborada em 1742 pelo sueco Anders Celsius, na qual:
¨    0°C (lê-se: zero grau Celsius) corresponde à temperatura de congelamento da água ao nível do mar;
¨    100°C (lê-se: cem graus Celsius) corresponde à temperatura de fervura da água ao nível do mar.
LUZ
A luz é um tipo de energia que nos permite ver o que nos cerca.
FONTES DE LUZ: As fontes de luz podem ser:
¨    Naturais: O Sol é a principal fonte natural de luz. As outras estrelas e os relâmpagos são, também, exemplos de fontes naturais de luz.
¨    Artificiais: Os fósforos, as velas, os lampiões e as lâmpadas são exemplos de fontes artificiais de luz, isto é, que foram criadas pelo homem.

CORPOS LUMINOSOS: são aqueles que produzem a luz que emitem. O Sol e as demais estrelas são corpos luminosos.

CORPOS ILUMINADOS:são aqueles que não emitem luz. Porém eles podem ser vistos, pois refletem a luz que recebem dos corpos luminosos. Exemplos: as plantas, os animais, a Lua, o caderno, a mesa, a cadeira.
Todo corpo é visto por causa da luz que emite ou que reflete.

O CAMINHO DA LUZ: A luz desloca-se em linha reta, por meio de raios luminosos. Podemos comprovar , observando:
¨    A luz do Sol que entra em um quarto escuro por meio de uma fresta;
¨    O caminho de luz que um projetor de filmes faz até a tela;
¨    Os raios solares atravessando as copas das árvores.

A LUZ E AS CORES
O cientista inglês Isaac Newton (1642 – 1727), concluiu que a luz do Sol é uma mistura de várias cores: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.
Quando os raios de luz encontram uma superfície, alguns são absorvidos e outros refletidos, ou seja, espalhados em todas as direções,
A cor do objeto depende da cor dos raios de luz que ele  reflete.
Assim, um objeto amarelo é visto dessa cor porque reflete os raios de luz amarela e absorve as luzes de outras cores.
Os corpos que refletem integralmente toda a luz que recebe, são os de cor branca.
Os corpos que absorvem todos os raios luminosos que recebem são os de cor preta.


Vale a pena ficar sabendo

Laser ou raio laser é luz ordenada.
O laser é composto por um estreito feixe de luz que atinge longas distâncias sem se espalhar.
Essa tecnologia é usada:
¨    Na medicina, por exemplo, para corrigir alguns problemas de visão e na realização de diversas outras cirurgias;
¨    Para soldar peças de metal;
¨    Para cortar materiais resistentes, como chapas de aço.
¨    Para medir distâncias;
¨                 Em filmes e concertos para produzir efeitos especiais.
SOM

FONTES DE SOM: O som pode ser produzido de várias maneiras:
¨    Ao falarmos;
¨    Ao batermos palma;
¨    Ao ligarmos o liquidificador;
¨    Por meio do vento soprando nas folhas das árvores;
¨    Por meio a água na correnteza de um rio.

PROPAGAÇÃO DO SOM: Uma fonte de som produz vibrações, isto é, ondas sonoras que fazem vibrar o ar que está ao redor da fonte. As vibrações propagam-se pelo ar e chegam até nós.
Além de se propagarem pelo ar, as ondas sonoras também podem se propagar em outros meios, por exemplo, em líquidos e sólidos.

INTENSIDADE DO SOM: a intensidade do som está relacionada à quantidade de energia das ondas sonoras.
A intensidade do som pode ser medida em decibel (dB).

Observe a tabela a seguir:
Qualidade do som
Decibéis
Tipo de ruído
Muito baixo
0 – 20
Farfalhar das folhas
Baixo
20 – 40
Sussurros (cochichos)
Moderado
40 – 60
Conversa normal
Alto
60 – 80
Motor de automóveis
Muito alto
80 – 100
britadeira, apito de guarda, ruído de caminhão
ensurdecedor
100 – 120
ruído de discoteca, aviões decolando

É bom saber:

Um som:
¨     acima de 60 dB pode deixar uma pessoa irritada.
¨     acima de 80 dB pode prejudicar a saúde de uma pessoa, se ela se expuser constantemente a esse som.
¨     acima de 140 dB pode provocar dor de ouvido, surdez temporária ou permanente.

ATIVIDADES:

1-    Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
( 1 ) circuito elétrico aberto                 ( 2 ) circuito elétrico fechado
(    ) Ana está passando roupas com o ferro elétrico.
(    ) Durante o dia, a lâmpada do abajur perto da minha cama fica desligada.
(    ) São 15horas. Estou assistindo o filme da Sessão da Tarde.
2-    Escreva o nome de alguns objetos e equipamentos de segurança que um eletricista (ou quem for fazer algum reparo, trabalho na rede elétrica) deve usar em seu trabalho. ____________________________________________________________________________________________________________
3-    Leia as frases e coloque a letra V se for verdadeira e F se for falsa.
(    ) Papai desligou a chave geral da casa quando trocou o lustre da sala.
(    ) Não faz mal mexer em tomadas com as mãos molhadas.
(    ) João ligou vários aparelhos em uma só tomada.
(    ) Nunca soltar pipas perto de redes elétricas.
4-    Vimos que a energia elétrica pode ser transformada em outros tipos de energia. Leia com atenção o nome dos aparelhos elétrico abaixo e escreva que energia eles produzem.
a)    Lâmpada  ________________________
b)    Ferro de passar ___________________
c)    Computador ______________________
d)    Máquina de lavar __________________
e)    Forno elétrico _____________________
f)     Rádio ___________________________
g)    Ventilador ________________________
h)   Sirene do carro dos bombeiros ________
_________________________________
5-    Sublinhe as palavras que se relacionam com os efeitos do calor.
¨    Choque elétrico
¨    Gelo derretido
¨    Vapor d’água
¨    Lanterna acesa
¨    Temperatura alta
¨    Sinos tocando
¨    Chuva
¨    Sorvete derretendo
¨    Água fervendo
¨    Rádio desligado

6- Pinte somente o retângulo  das ações que estão relacionadas com a combustão.
A-

Ouvir música
B-

Acender uma fogueira
C-

Falar ao telefone
D-

Andar de bicicleta
E-

Escrever uma carta
F-

Acender uma vela
G-

Cozinhar os alimentos
H-

Movimentar os automóveis


6-    Trabalhando com os nomes:
a) Quem construiu o primeiro termômetro? __________________________________________
b) Quem elaborou a escala Celsius, que é utilizada por muitos termômetros? _____________
______________________________________

c) Quem inventou a lâmpada incandescente? ______________________________________

7- Responda rapidinho:
a) A que temperatura a água ferve?
______________________________________
b) A que temperatura a água congela?
______________________________________
8-Complete a tabela classificando as fontes de luz em naturais e artificiais.
lâmpada

raio

fósforo


estrela

Sol

lampião
vela

fogueira

relâmpagos


NATURAIS
ARTIFICIAIS











9- Cite algumas coisas que você julga ser “POLUIÇÃO SONORA”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-  VAMOS NOS DIVERTIR!!!!  Copie a frase abaixo eliminando todas as letras b, f, h e j que aparecem entre as demais letras. Cuidado!!! A frase deve ficar com sentido lógico.

HÁ  VEBLOCIDBADBE  DOH  SOBM  NOF  JAR  FÉ  DFE  APRJOXBIMADFAMHENTJE THREZHENTBOS BE QUARFENTHA METHROS   BEM   HUM   SHEGHUNFDO.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sem comentários: