BOLA VELHA TAMBÉM DÁ BOM JOGO Lizete Geni Rando
BOLA VELHA
TAMBÉM DÁ BOM JOGO Lizete Geni Rando
1. Leitura silenciosa
2. Leitura oral (ARTICULAÇÃO/FLUÊNCIA, PONTUAÇÃO/RITMO,
ENTONAÇÃO)
3. O texto divide-se em quantos
parágrafos?
4. No primeiro parágrafo quem está
narrando o texto?
5. E no segundo?
6. Por que o segundo parágrafo está
entre aspas?
7. Quais são os sinais de pontuação que
aparecem no texto?
8. Qual é o assunto principal de segundo
parágrafo?
9. Inicialmente no segundo parágrafo, a
bola se refere ao passado
(“Ah! Como esses moleques já
precisaram de mim... Lembro-me daquela tarde de sol, quando me chutaram forte e
eu entrei lá no gol. A galera explodiu e eu fui agarrada com alegria... ) e
depois, que tempos verbais aparecem no texto?
10. Quais são os verbos do 2º parágrafo
que se referem ao
PASSADO
PRESENTE
FUTURO
11. Quem é o personagem principal?
12. Quem é o dono da bola velha?
13. Ditado
14. Leitura do banco de palavras (palavras
terminadas em AM/RAM/RÃO
15. Complete as frases:
Amanhã meus primos .............................. do hotel e
........................... direto para cá!
Ontem eles ................................ brinquedos novos,
depois de brincar.
Amanhã os professores ................................. os
dias das provas e vocês...................................na agenda!
16.
Passe
a frase para o tempo pedido:
Os operários observam as máquinas. (passado ou pretérito)
Num ambiente silencioso, todos estudarão mais tranquilos.
(presente)
Será que os proprietários dividiram os lucros? ( futuro)
17. Escreva ações(verbos) em que seus familiares fizeram juntos no
último domingo?
18. A questão 17 refere-se ao passado ou
futuro?
1 comentário:
lindaaaaa
Enviar um comentário