A criança e o seu corpo
( Texto de Dalila B. L. Gasparino, pelo qual também concordo)
Para que a criança esteja apta para a aquisição da leitura e escrita (durante o processo de alfabetização), ela deve ter a psicomotricidade (orientação espacial e temporal, esquema corporal, coordenação motorara ampla e fina, lateralidade, audibilização, visualização, atenção, concentração, memória) desenvolvida ou mesmo desenvolvê-la durante o processo , para assim evitar dificuldades decorrentes. Lucilei
( Texto de Dalila B. L. Gasparino, pelo qual também concordo)
Para que a criança esteja apta para a aquisição da leitura e escrita (durante o processo de alfabetização), ela deve ter a psicomotricidade (orientação espacial e temporal, esquema corporal, coordenação motorara ampla e fina, lateralidade, audibilização, visualização, atenção, concentração, memória) desenvolvida ou mesmo desenvolvê-la durante o processo , para assim evitar dificuldades decorrentes. Lucilei
A criança que não consegue desenvolver o Esquema corporal poderá ter várias dificuldades no período de pré-alfabetização.
Toda criança corre, pula, brinca, sobe, desce, enfim, inventa mil maneiras de testar seu corpo e de alguma forma, usá-lo para se divertir. Desta maneira tenta modificar o meio com o que tem mais imediato: o seu corpo.
Justamente por este motivo, ter um esquema corporal bem definido é muito importante para a formação do indivíduo.
O que vem a ser ESQUEMA CORPORAL? Entende-se como a imagem relativamente global, científica e diferenciada que as pessoas tem de seu corpo. Tendo assim a noção de sua própria existência e as diferenciações do mundo externo. Esta aquisição de conhecimento de seu corpo e interação se dá desde o nascimento (durante a amamentação, durante o banho, troca de fraldas, cuidados...) e se desenvolve continuamente com o crescimento e o desenvolvimento do ser humano. Este conhecimento condiciona a percepção do ambiente, interfere na socialização, e consequentemente na formação da personalidade. A criança se sentirá bem na medida que seu corpo lhe obedece, em que o conhece bem, em que pode utilizá-lo, não apenas para movimentar, mas para agir, como afirmam os especialistas, Lima e Guaglia.É comum que algumas crianças não consigam reconhecer sua imagem no espelho, ou partes de seu corpo. Isto também pode ser observado nos desenhos que faz de figura humana, onde não desenha alguma parte do corpo. Ela também pode apresentar lentidão em sua atividade gestual, no equilíbrio postural, e na locomoção em um espaço determinado. Sem aquisição do esquema corporal a criança poderá ter também problemas na orientação espacial, como decorrência, ter dificuldades na orientação temporal.
Para que a criança tenha maior interação com seu corpo, são apresentadas atividades de psicomotricidade, jogos que viabilizam o surgimento do freio inibitório (capacidade de domínio dos atos motores de acordo com a limitação imposta pelo ambiente), contato com objetos que estimulam as sensações sinestésicas e programas que desenvolvem o esquema corporal através do conhecimento do corpo.
Atividade prática:
Atividade prática:
1ª parte: (avaliação diagnóstica) representação de si através da ilustração:
Esta criança com 10 anos de idade, apresentou dificuldades na dominância da lateralidade, coordenação motora, esquema corporal e visualização; só que é uma criança muito esperta, com nível cognetivo, oralização e organização temporal excelentes.
Esta criança com 10 anos de idade, apresentou dificuldades na dominância da lateralidade, coordenação motora, esquema corporal e visualização; só que é uma criança muito esperta, com nível cognetivo, oralização e organização temporal excelentes.
OBS: Na 1ª etapa esta criança só desenhou a parte da cabeça, com um pobre repertório de detalhes. |
2ª parte: Trabalho de representação de si em tamanho real, com lateralidade simples e cruzada, juntamente com conceituação científica do corpo, aqui a criança aprende e toma consciência de si e que ocupa um lugar no espaço e percebe o mundo em sua volta, juntamente com a lateralização.
Esquema corporal |
Atividade de punção no isopor para coordenação-motora-fina |
Trabalho com criança de 10 anos |
Lateralidades cruzada |
3ª parte: Nova representação de si, revisando a 1ª etapa.
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