Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Atividade para desenvolver a Organização Temporal

Organização Temporal:

     A maioria das crianças com Dificuldades de aprendizagem durante o processo de ALFABETIZAÇÃO, tem este pré-requisito em defasagem.
Organização temporal refere-se à consciência do tempo que se estrutura sobre as mudanças percebidas e caracteriza-se pela ordem, distribuição cronológica, e pela duração dos eventos (ROSA NETO, 2002; GALLAHUE; OZMUN, 2001).

             Como o professor e pais, podem trabalhar a organização temporal em sala de aula e em casa com criança dos 6 aos 8 anos:


  • Distribuir o calendário em uma parede, juntamente com as crianças, em posição que a criança alcance e de fácil acesso, tanto em sala de aula como em sua própria casa.

  • A criança poderá assim visualizar e desenvolver os conceitos de: meses do ano, mês atual, posterior e anterior. Dias da semana, dia atual, anterior e posterior.  A criança irá ao calendário diariamente e marcará o dia do mês, e automaticamente observará o dia da semana. É importante que seu professor ou mesmo seus pais questionem e observem seu progresso. E além de da criança se organizar no tempo, ainda ajudará e elevar sua auto-estima.

  • Poderemos trabalhar também, datas comemorativas do mês atual, aniversariantes. Posso garantir que eles adoram esta atividade de ir ao calendário e anotar os aniversariantes conhecidos, também podem ilustrar as datas comemorativas...aqui eles terão muito prazes em assinalar seu aniversário, natal, dia das crianças, ... dias que faltam para tal...será uma festa. E a criança desenvolverá além da organização temporal, a atenção, concentração, sequência numérica, leitura de numerais, número;numeral, memória e atenção visual, além de organização espacial.

  • Em sala de aaula , o calendário deve ser trabalhado diariamente e contruído  mensalemnte. A criança construirá seu calendário de maneira dirigida, com manuseio da régua. Deverá riscar inicialmente uma reta de 14 x 14 cm, em seguida formará um polígono quadrado e no seu interior retas de 2 em 2 cm. Com a tabela do calendário formada, é só preencher os dias da semana, dias do mês, com base e observação no calendário anual da parede. Em seguida trabalhar-se-á as datas comemorativas.

  •  O relógio também deve fazer parte das atividades diárias, para complementar este trabalho de organização temporal, principalmente em casa com os pais, que só lembram de ajudar "HORAS", no dia das avaliações colegiais.     Conceitos desenvolvidos através do calendário e relógio: Organização temporal e espacial, meses do ano, dias da semana, dias do mês, antes, depois, hoje, amanhã, ontem,   sequência numérica, número, numeral, antecessor, sucessor, dias úteis, dias letivos, horas, horários, atenção, memória e concentração visual, datas comemorativas, auto-estima, coordenação-motora-fina através do manuseio da régua, geometria. Principal consequência de uma Organização Temporal bem desenvolvida: A criança adquire segurança e facilidade em produzir e organizar as ideias nas frases e textos.                                                                                           Lucilei M. Rosa




E.E.B.Profº Germano Wagenführ e
E.E.B.Antonio Gonzaga
(Porto união-SC)
As quais tenho maior orgulho de trabalhar
Profissionais competentes e alunos carinhosos.

Sem comentários: