Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

www.sol.eti.br   Ótimo site com atividades para  alfabetização e muitas outras educativas.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Atividade para desenvolver a Organização Temporal

Organização Temporal:

     A maioria das crianças com Dificuldades de aprendizagem durante o processo de ALFABETIZAÇÃO, tem este pré-requisito em defasagem.
Organização temporal refere-se à consciência do tempo que se estrutura sobre as mudanças percebidas e caracteriza-se pela ordem, distribuição cronológica, e pela duração dos eventos (ROSA NETO, 2002; GALLAHUE; OZMUN, 2001).

             Como o professor e pais, podem trabalhar a organização temporal em sala de aula e em casa com criança dos 6 aos 8 anos:


  • Distribuir o calendário em uma parede, juntamente com as crianças, em posição que a criança alcance e de fácil acesso, tanto em sala de aula como em sua própria casa.

  • A criança poderá assim visualizar e desenvolver os conceitos de: meses do ano, mês atual, posterior e anterior. Dias da semana, dia atual, anterior e posterior.  A criança irá ao calendário diariamente e marcará o dia do mês, e automaticamente observará o dia da semana. É importante que seu professor ou mesmo seus pais questionem e observem seu progresso. E além de da criança se organizar no tempo, ainda ajudará e elevar sua auto-estima.

  • Poderemos trabalhar também, datas comemorativas do mês atual, aniversariantes. Posso garantir que eles adoram esta atividade de ir ao calendário e anotar os aniversariantes conhecidos, também podem ilustrar as datas comemorativas...aqui eles terão muito prazes em assinalar seu aniversário, natal, dia das crianças, ... dias que faltam para tal...será uma festa. E a criança desenvolverá além da organização temporal, a atenção, concentração, sequência numérica, leitura de numerais, número;numeral, memória e atenção visual, além de organização espacial.

  • Em sala de aaula , o calendário deve ser trabalhado diariamente e contruído  mensalemnte. A criança construirá seu calendário de maneira dirigida, com manuseio da régua. Deverá riscar inicialmente uma reta de 14 x 14 cm, em seguida formará um polígono quadrado e no seu interior retas de 2 em 2 cm. Com a tabela do calendário formada, é só preencher os dias da semana, dias do mês, com base e observação no calendário anual da parede. Em seguida trabalhar-se-á as datas comemorativas.

  •  O relógio também deve fazer parte das atividades diárias, para complementar este trabalho de organização temporal, principalmente em casa com os pais, que só lembram de ajudar "HORAS", no dia das avaliações colegiais.     Conceitos desenvolvidos através do calendário e relógio: Organização temporal e espacial, meses do ano, dias da semana, dias do mês, antes, depois, hoje, amanhã, ontem,   sequência numérica, número, numeral, antecessor, sucessor, dias úteis, dias letivos, horas, horários, atenção, memória e concentração visual, datas comemorativas, auto-estima, coordenação-motora-fina através do manuseio da régua, geometria. Principal consequência de uma Organização Temporal bem desenvolvida: A criança adquire segurança e facilidade em produzir e organizar as ideias nas frases e textos.                                                                                           Lucilei M. Rosa




E.E.B.Profº Germano Wagenführ e
E.E.B.Antonio Gonzaga
(Porto união-SC)
As quais tenho maior orgulho de trabalhar
Profissionais competentes e alunos carinhosos.

domingo, 18 de julho de 2010

Atividades do 4º ano para fixar os verbos terminados em RAM/RÃO

Texto e jogo para auxiliar a compreensão dos tempos dos verbos terminados em RAM/RÃO
1)- Leitura silenciosa
2)- Leitura oral
3) - Assinale com um X o tipo de texto lido:
(   ) texto narrativo       (   ) texto descritivo
(   ) autobiografia em forma de narrativa
(   )história em quadrinhos     (   )texto poético
4)- Observe o texto e responda:
a- O texto se divide em quantos parágrafos?
b- No 1º parágrafo o autor narra a trajetória de quem?
c- No 2º parágrafo o texto expressa a narrativa de quem?
d- No 2º parágrafo, a narrativa expressa diferentes tempos. Copie a expressão em que expressa o texto no pretérito:     E agora no presente:
E por fim, que parte do 2º parágrafo expressa o texto no futuro?
e- Que personagens aparecem no texto?
f- Onde acontece a cena?
g- Qual o assunto principal, citado no texto?
h- Retire os verbos do texto e classifique-os conforme os tempos: Pretérito/presente/futuro

Texto extraído do livro"Assim se aprende ortografia" de Lizette Reny Rando_ Ed. Ática-1995

Referência biblográfica deste material de apoio: Miranda, C.: Lopes,C. A.: Rodrigues,V.L.
Língua Portuguesa - Ed. Ática - 2006.


Monge João Maria

   Profeta Monge João Maria de Jesus
































Origem:Antigo Jornal GAZETA DO SUL
23 de julho de 1983
A enchente do século  -   Porto União da Vitória/PR-SC

sábado, 17 de julho de 2010

Esquema corporal _ Teoria e prática

         A criança e o seu corpo
    ( Texto de Dalila B. L. Gasparino, pelo qual também concordo)

Para que a criança esteja apta para a aquisição da leitura e escrita (durante o processo de alfabetização), ela deve  ter a psicomotricidade (orientação espacial e temporal, esquema corporal, coordenação motorara ampla e fina, lateralidade, audibilização, visualização, atenção, concentração, memória) desenvolvida ou mesmo desenvolvê-la durante o processo , para assim evitar dificuldades decorrentes.  Lucilei

A criança que não consegue desenvolver o Esquema corporal poderá ter várias dificuldades no período de pré-alfabetização.
Toda criança corre, pula, brinca, sobe, desce, enfim, inventa mil maneiras de testar seu corpo e de alguma forma, usá-lo para se divertir. Desta maneira tenta modificar o meio com o que tem mais imediato: o seu corpo. 
Justamente por este motivo, ter um esquema corporal bem definido é muito importante para a formação do indivíduo.
O que vem a ser ESQUEMA CORPORAL?  Entende-se como a imagem relativamente global, científica e diferenciada que as pessoas tem de seu corpo. Tendo assim a noção de sua própria existência e as diferenciações do mundo externo. Esta aquisição de conhecimento de seu corpo e interação se dá desde o nascimento (durante a amamentação, durante o banho, troca de fraldas, cuidados...)  e se desenvolve continuamente com o crescimento e o desenvolvimento do ser humano. Este conhecimento condiciona a percepção do ambiente, interfere na socialização, e consequentemente na formação da personalidade. A criança se sentirá bem na medida que seu corpo lhe obedece, em que o conhece bem, em que pode utilizá-lo, não apenas para movimentar, mas para agir, como afirmam os especialistas, Lima e Guaglia.É comum que algumas crianças não consigam reconhecer sua imagem no espelho, ou partes de seu corpo. Isto também pode ser observado nos desenhos que faz de figura humana, onde não desenha alguma parte do corpo. Ela também pode apresentar lentidão em sua atividade gestual,  no equilíbrio postural, e na locomoção em um espaço determinado. Sem aquisição do esquema corporal a criança  poderá ter também problemas na orientação espacial, como decorrência, ter dificuldades na orientação temporal.
Para que a criança tenha maior interação com seu corpo, são apresentadas atividades de psicomotricidade, jogos que viabilizam o surgimento do freio inibitório (capacidade de domínio dos atos motores de acordo com a limitação imposta pelo ambiente), contato com objetos que estimulam as sensações sinestésicas e programas que desenvolvem  o esquema corporal através do conhecimento do corpo.
Atividade prática:
1ª parte: (avaliação diagnóstica) representação de si através da ilustração:
Esta criança com 10 anos de idade, apresentou dificuldades na dominância da lateralidade, coordenação motora, esquema corporal e visualização; só que é uma criança muito esperta, com nível cognetivo,  oralização e organização temporal excelentes.
OBS: Na 1ª etapa esta criança só desenhou
a parte da cabeça,
 com um pobre repertório de detalhes.

2ª parte: Trabalho de representação de si em tamanho real, com lateralidade simples e cruzada, juntamente com conceituação científica do corpo, aqui a criança aprende e toma consciência de si e que ocupa um lugar no espaço e percebe o mundo  em sua volta, juntamente com a lateralização.

Esquema corporal
Atividade de punção no isopor para coordenação-motora-fina
Trabalho com criança de 10 anos
Lateralidades cruzada



3ª  parte: Nova representação de si, revisando a 1ª etapa.

              Aqui podemos perceber a grande evolução em tão pouco tempo trabalhado, com a riqueza de detalhes, mesmo, com dificuldade em nomear as articulações do corpo, conseguiu representar a imagem  de si, e ainda identificando os lados e dominância na sua pp lateralidade, e já melhorou a atenção e concentração visual.



Ler é bom

Texto retirado da Revista O Menino Maluquinho "Ziraldo" Nº 4 / mar/2005 Ed. GLOBO

  • Leitura silenciosa

  • Análise e compreensão do texto       
 Responda:
Como é o título do texto?
Quem é o autor?
O que você sabe sobre Ziraldo?
Que local acontece a cena?
Quem aparece no início da cena?
No início do texto, eles estão fazendo o quê?
Que figura de linguagem aparece para representar o diálogo?
Quem é o leitor, no início da história?
Que justificativa Lúcio dá para contar que ler é bom?
O que aparece na história em quadrinhos, além dos balões de diálogo, e que tem a função de nos contar a história?
Quem aparece nas aventuras explicadas por Lúcio?
Que figura aparece para representar lendas rurais, segundo Lúcio?
E nas comédias?
Onde acontecem as lendas rurais?
Na fala de Lúcio aparecem personagens antigos e modernos. Quais são os antigos?
E os modernos?
E você gosta de ler? Que tipo de leitura você mais gosta?
Que mensagem o texto nos passa sobre a leitura?
Qual é a importância da leitura além da mensagem passada no texto?
Observe a última parte e escreva sobre ela:

domingo, 11 de julho de 2010

Família silábica do ça ce ci ço çu

Atividades para fixar
a família silábica do ÇA CE CI ÇO ÇU:


A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor, com ampliação do vocabulário
MOÇA moça
MAÇÃ maçã
CENOURA cenoura
CEBOLA cebola
CIRCO circo
CINCO cinco
CINEMA cinema
POÇO poço
LAÇO laço
AÇÚCAR açúcar
ONÇA onça

domingo, 4 de julho de 2010

Atividades para fixar a família silábica do S

Atividades:
A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras com S
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor, com ampliação do vocabulário
SAPO sapo
SAPATO sapato
SELO selo
SINO sino
SABONETE sabonete
SEMENTES sementes
SOPA sopa
SUCO suco
SALAME salame
SACOLA sacola
SACI saci
SERRA serra
SOFÁ sofá
SALADA salada






Atividades para fixar a família silábica do L

 Atividades:
A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras com L
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor
LARANJA laranja
LATA lata
LUVA luva
LEITE leite
LOTO loto
LIVRO livro
LONA lona
LAVAR lavar
LOBO lobo
LEÃO leão
LEOPARDO leopardo