Os dentes do jacaré
De manhã até à noite,
Jacaré escova os dentes,
Escova com muito zelo
Os do meio e os da frente.
- E os de trás, jacaré?
De manhã escova os da frente
E de tarde os do meio,
Quando vai escovar os de trás
Quase morre de receio.
- E os de trás, jacaré?
Desejava visitar
Seu compadre crocodilo
Mas morria de preguiça:
Que bocejo! Que cochilos!
- Jacaré e os dentes de trás?
Foi a pergunta que ouviu
Num sonho que então sonhou
Caiu da cama assustado
E escovou, escovou, escovou.
Sérgio Caparelli
Compreensão de texto:
Os dentes do jacaré é um....................
O poema é escrito em versos e estrofes.
Cada linha do poema chamamos de ...............................
Um grupo de versos chamamos de........................................
O poema lido há...............versos e .................estrofes.
Qual é o verso-estrofe que repete no poema?
Marque com um X as respostas corretas:
( ) De manhã até a noite o jacaré escova os dentes de trás.
( ) Ele escova com pouco zelo, de manhã até a noite.
( )Ele não escova os dentes de trás porque tem muito receio.
Responda:
Quem o jacaré desejava visitar mas tinha preguiça?
Que pergunta o jacaré ouviu num sonho?
O que o jacaré estava fazendo que caiu da cama assustado?
Pesquise no dicionário:
Zelo:......................................................................................................
Receio.................................................................................................
Copie do poema rimas com:
Dentes
Receio
cochilo
Escovou
Escreva rimas para:
Caneco mão
Sinal carretel
Café berro
Gato Marta
Tarefa:
Traga para sala de aula poesias para montarmos um mural. (Pode ser de jornais, revistas, livros-xerox, internet, etc).
Observação e leitura do Mural.
Reescrevas outras frases rimando:
A bola rola.
Corri para escola.
Ontem, comi pão.
Achei um ninho de passarinho.
Caiu da bicicleta olhando prá Lua.
Agora é sua vez:
Desenhe seu animal predileto e faça um bela poesia sobre ele:Observe a gravura e continue a poesia:
De manhã até à noite,
Jacaré escova os dentes,
Escova com muito zelo
Os do meio e os da frente.
- E os de trás, jacaré?
De manhã escova os da frente
E de tarde os do meio,
Quando vai escovar os de trás
Quase morre de receio.
- E os de trás, jacaré?
Desejava visitar
Seu compadre crocodilo
Mas morria de preguiça:
Que bocejo! Que cochilos!
- Jacaré e os dentes de trás?
Foi a pergunta que ouviu
Num sonho que então sonhou
Caiu da cama assustado
E escovou, escovou, escovou.
Sérgio Caparelli
Compreensão de texto:
Os dentes do jacaré é um....................
O poema é escrito em versos e estrofes.
Cada linha do poema chamamos de ...............................
Um grupo de versos chamamos de........................................
O poema lido há...............versos e .................estrofes.
Qual é o verso-estrofe que repete no poema?
Marque com um X as respostas corretas:
( ) De manhã até a noite o jacaré escova os dentes de trás.
( ) Ele escova com pouco zelo, de manhã até a noite.
( )Ele não escova os dentes de trás porque tem muito receio.
Responda:
Quem o jacaré desejava visitar mas tinha preguiça?
Que pergunta o jacaré ouviu num sonho?
O que o jacaré estava fazendo que caiu da cama assustado?
Pesquise no dicionário:
Zelo:......................................................................................................
Receio.................................................................................................
Copie do poema rimas com:
Dentes
Receio
cochilo
Escovou
Escreva rimas para:
Caneco mão
Sinal carretel
Café berro
Gato Marta
Tarefa:
Traga para sala de aula poesias para montarmos um mural. (Pode ser de jornais, revistas, livros-xerox, internet, etc).
Observação e leitura do Mural.
Reescrevas outras frases rimando:
A bola rola.
Corri para escola.
Ontem, comi pão.
Achei um ninho de passarinho.
Caiu da bicicleta olhando prá Lua.
Agora é sua vez:
Desenhe seu animal predileto e faça um bela poesia sobre ele:Observe a gravura e continue a poesia:
Fonte:
Língua Portuguesa
Lídia Maria de Moraes - 4
Ed. Ática - 1995
Poemas:
Poemas são textos que divertem, emocionam, convencem, fazem pensar o mundo de um jeito diferente.Eles usam diferentes recursos, como rimas, repetições, metáforas e até formas diferentes de colocar as palavras no papel. Tudo para transmitir ideias, experiências e emoções ao leitor.
Poetas também usam como recurso a comparação. Podem ir além de transmitir a impressão de que algo lhe causou, criando imagens. Quando fazem isso, criam metáforas. Assim, dão às palavras um sentido mais rico, como se elas quisessem dizer algo.
É uma maneira original do poeda ver as coisas.
Uso de palavras de forma especial.
Quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto; e quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético.
Fernando Pessoa: Nasceu em Lisboa - Portugal em 1888. É considerado um dos maiores poetas da Língua portuguesa de todos os tempos. Em suas obras usou vário heterônimos, isto é, usava nomes diferentes para assinar seus poemas.
Fonte: Olimpíadas de Língua Portuguesa MEC 2008
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