Páginas

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

Parabéns minha querida cidade de Xaxim-SC pela linda decoração de Páscoa...

sábado, 30 de outubro de 2010

Plano de aula:  Os animais silvestres
Objetivo geral:   Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação de animais silvestres.
Objetivos específicos: 
Ler a revista “Livre para voar” e contar a história do texto lido.
Localizar no mapa, as florestas tropicais do Maranhão e Pará, conforme cita o texto.
Conhecer através acesso à internet, animais selvagens da floresta tropical conforme cita o texto da revista SESINHO.
Produzir um texto - Escolher um dos animais pesquisados na internet e descrevê-lo, relacionando características, alimentação, habitat..., através de um texto manuscrito e após a correção digitá-lo.
Ilustrar o texto digitado, apresentar aos colegas e expor em mural.
Professores envolvidos:  Professor regente  e professor da sala de tecnologias.
Disciplinas:  Língua portuguesa, Ciências, Cidadania e Geografia.
Duração: 5 aulas.
Tecnologias utilizadas:  Revista SESINHO nº74 ano7. “Livre para voar”.
Computadores/internet. Mapa do Brasil e da vegetação do Brasil. Caderno.
Atividades: 1- Leitura silenciosa e compreensiva da revista SESINHO Nº 74, ano7. “Livre para voar”.
Atividades:  Diversas atividades relacionadas ao tema.  Obs: A revista SESINHO trata de vários aspectos.
2- Contar oralmente a história do texto lido. 3- Localizar no mapa “Vegetação do Brasil”, as florestas tropicas do Maranhão e Pará.  4- Pesquisar na internet (figuras) de animais da floresta tropical, para observá-los.5- A criança, escolherá um animal “daqueles observados na internet” e produzirá um texto descritivo, manuscrito, ainda no laboratório de informática.6- após a correção em sala de aula, voltar ao laboratório de informática para digitá-lo e imprimí-lo (individualmente). 6- após a correção em sala de aula, voltar ao laboratório de informática para digitá-lo e imprimí-lo (individualmente). 7- Ilustrar o texto digitado, apresentar aos colegas e fixar em mural.               
OBS: O texto da revista SESINHO destaca aspectos como:


Tráfico de animais silvestres e animais em extinção,
 Profissionais responsáveis pela proteção de animais,
Animais silvestres sendo domesticados tirados de seu habitat natural por causa do tráfico de animais,
O habitat natural e a trajetória de um pássaro sendo traficado (ararajuba - natural da floresta tropical do Maranhão e Pará) .

Atyividades:
1)- Retire da história livre para voar, palavras que sejam:
Cores
Lugares
Nomes de pessoas
Profissionais
2)- Procure e escreva adjetivos para o Brazuca:
______________ _________________ _______________
3)- Procure no dicionário o sinônimo de HABITAT:
____________________________________________________
4)- O habitat natural do Brazuca é a casa de Luiza ou as florestas tropicais úmidas do Maranhão e Pará?
5)- É certo prender aves em gaiolas, peixes em aquários, cães em apartamentos apertados? E por quê?______________________________________________________________________
6) - Que tipo de animal é o Brazuca? Faça frases:
Interpretação de texto:

1. Ilustre a parte que mais gostou:
2. Como é o título do texto?
3. Quais são os personagens?
4. Quem é o personagem principal?
5. Onde acontece o início da história?
6. Quem é amiga da natureza, Nina ou Luísa?
7. Como estava o pássaro em que encontraram?
8. Este pássaro recebeu um nome, Qual?
9. Por que recebeu este nome?
10. O que Luísa fez com o pássaro?
11. Que costumes tem este tipo de pássaro?
12. Onde é seu habitat natural?
13. Como este pássaro veio parar neste lugar longe de seu habitat?
14. Quem apareceu para ajudar a proteger este animal e devolvê-lo para a natureza?
15. O que aconteceu no final desta história?
16. Se você tivesse encontrado um pássaro caído, machucado o que faria?
17. Este texto nos passa uma mensagem, Qual?

 Lucilei M. Rosa out/2002

domingo, 24 de outubro de 2010

Estruturação espacial e Lateralidade




     A noção de espaço na criança vai sendo construída por meio da ação e do movimento e com base na interpretação de uma infinidade de informações recolhidas por todos os sentidos. É importante ressaltar as distinções entre organização, estruturação e orientação espacial.
     Orientação espacial: refere-se a possibilidade de determinar um objeto no espaço com referências a conceitos, como os pontos cardeais, a verticalidade e a horizontalidade. Uma criança com dificuldade na orientação pode confundir letras e números com grafias similares: (b/d, p/q, 69, n/u, f/t,) assim como ter problema de reconhecer direito-esquerda.
     Organização espacial: refere-se a possibilidade de estabelecer relações espaciais, temporais ou espaço-temporal entre elementos que são independentes. As dificuldades nesta área manifestam-se como problemas de ordenamento das letras para formar uma palavra.
     Estruturação espacial: refere-se a possibilidade de estabelecer relações entre elementos para formar um todo. As dificuldades nesta área manifestam-se na escrita numa inadequada separação das palavras, além de problemas na concordância de gênero, numero e conjugação.
     A lateralidade e a direcionalidade encontra-se muito relacionada com a estruturação espacial. A lateralidade refere-se a uma atividade ou uma determinada função que ocorre com mais frequência em um lado do corpo. Esta pode ser destra, ambidestra ou canhota, existindo também a lateralidade cruzada. Quanto a direcionalidade, uma vez que a criança tenha tomado consciência da lateralidade na seu próprio corpo, ou seja já reconhece os seus lados direita/esquerda, já pode projetar esses conceitos no espaço exterior. Como no espaço não existe direções objetivas, as noções espaciais tais como direita esquerda, atrás, em frente, em cima, embaixo são designadas no espaço exterior baseando-se nas atividades que são realizadas no próprio corpo.
Referência bibliográfica: Goméz, Ana Maria Salgado. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. Grupo Cultural

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Poesia

Poesia O PERFUME DE VOCÊ



Perfumes são perfumes.
Perfumes não são simples perfumes!


Perfumes são lembranças
Lembrança de criança,
Lembrança da época de escola,
Lembrança de você.


Aparece junto
Com sorriso que ilumina
Aparece com um abraço delicado
Que estremece e intimida.


Um sol que perfuma
Um perfume que ilumina
O pensamento não esquece
O perfume de você.


Lucilei Marocco Rosa.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Depoimento: Ser feliz

Depoimento:


     Certa tarde de verão,  estava com minha família (marido e filha), no parque ambiental, situado às margens do Rio Iguaçu, eu sentada à sombra de árvores, enquanto minha filha soltava pipa com o pai. Estava eu aí, acompanhando, mas preferia estar tomando sorvete, vendo vitrine, shopping, passear na casa de amigos, parentes, só não curtia estar ali em meio a natureza...
     Passaram-se alguns dias, e eu fui até meu médico para consulta de rotina (por sinal muito atencioso, competente e simpático) e após resultado de exames, comentei: “Nossa como é bom termos saúde, e muitas vezes não damos valor...” Meu médico acrescentou: “É,... esses dias passando pelo Parque Ambiental, vi um pai soltando pipa com a filha, pareciam tão felizes... e muitas vezes procuramos a felicidade longe da gente, e não a encontramos”...
     Ele não sabia que aquela família era a minha, que aquela menina era a minha e realmente "eles" estavam felizes...
     E eu a partir deste dia, passei a valorizar a cada momento da minha vida, a cada sorriso de uma criança, a cada raio de sol, a cada gota de chuva, o frio, o calor, a atenção de um amigo, a flor, os pássaros, os animais, a grama, minha família, os parentes todos distantes, os amigos presentes e distantes, a vida, a alegria, a saudade... Hoje, sou muito mais  feliz e a vida muito mais bela, simples, fácil e maravilhosa de viver e só tem acontecido maravilhas em minha vida. Percebo em cada amanhecer o milagre da vida.
     “A felicidade é um estado de espírito, só depende de nós valorizarmos os pequenos momentos e sermos felizes”.                                                                                                                  Lucilei M. Rosa

sexta-feira, 30 de julho de 2010

www.sol.eti.br   Ótimo site com atividades para  alfabetização e muitas outras educativas.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Atividade para desenvolver a Organização Temporal

Organização Temporal:

     A maioria das crianças com Dificuldades de aprendizagem durante o processo de ALFABETIZAÇÃO, tem este pré-requisito em defasagem.
Organização temporal refere-se à consciência do tempo que se estrutura sobre as mudanças percebidas e caracteriza-se pela ordem, distribuição cronológica, e pela duração dos eventos (ROSA NETO, 2002; GALLAHUE; OZMUN, 2001).

             Como o professor e pais, podem trabalhar a organização temporal em sala de aula e em casa com criança dos 6 aos 8 anos:


  • Distribuir o calendário em uma parede, juntamente com as crianças, em posição que a criança alcance e de fácil acesso, tanto em sala de aula como em sua própria casa.

  • A criança poderá assim visualizar e desenvolver os conceitos de: meses do ano, mês atual, posterior e anterior. Dias da semana, dia atual, anterior e posterior.  A criança irá ao calendário diariamente e marcará o dia do mês, e automaticamente observará o dia da semana. É importante que seu professor ou mesmo seus pais questionem e observem seu progresso. E além de da criança se organizar no tempo, ainda ajudará e elevar sua auto-estima.

  • Poderemos trabalhar também, datas comemorativas do mês atual, aniversariantes. Posso garantir que eles adoram esta atividade de ir ao calendário e anotar os aniversariantes conhecidos, também podem ilustrar as datas comemorativas...aqui eles terão muito prazes em assinalar seu aniversário, natal, dia das crianças, ... dias que faltam para tal...será uma festa. E a criança desenvolverá além da organização temporal, a atenção, concentração, sequência numérica, leitura de numerais, número;numeral, memória e atenção visual, além de organização espacial.

  • Em sala de aaula , o calendário deve ser trabalhado diariamente e contruído  mensalemnte. A criança construirá seu calendário de maneira dirigida, com manuseio da régua. Deverá riscar inicialmente uma reta de 14 x 14 cm, em seguida formará um polígono quadrado e no seu interior retas de 2 em 2 cm. Com a tabela do calendário formada, é só preencher os dias da semana, dias do mês, com base e observação no calendário anual da parede. Em seguida trabalhar-se-á as datas comemorativas.

  •  O relógio também deve fazer parte das atividades diárias, para complementar este trabalho de organização temporal, principalmente em casa com os pais, que só lembram de ajudar "HORAS", no dia das avaliações colegiais.     Conceitos desenvolvidos através do calendário e relógio: Organização temporal e espacial, meses do ano, dias da semana, dias do mês, antes, depois, hoje, amanhã, ontem,   sequência numérica, número, numeral, antecessor, sucessor, dias úteis, dias letivos, horas, horários, atenção, memória e concentração visual, datas comemorativas, auto-estima, coordenação-motora-fina através do manuseio da régua, geometria. Principal consequência de uma Organização Temporal bem desenvolvida: A criança adquire segurança e facilidade em produzir e organizar as ideias nas frases e textos.                                                                                           Lucilei M. Rosa




E.E.B.Profº Germano Wagenführ e
E.E.B.Antonio Gonzaga
(Porto união-SC)
As quais tenho maior orgulho de trabalhar
Profissionais competentes e alunos carinhosos.

domingo, 18 de julho de 2010

Atividades do 4º ano para fixar os verbos terminados em RAM/RÃO

Texto e jogo para auxiliar a compreensão dos tempos dos verbos terminados em RAM/RÃO
1)- Leitura silenciosa
2)- Leitura oral
3) - Assinale com um X o tipo de texto lido:
(   ) texto narrativo       (   ) texto descritivo
(   ) autobiografia em forma de narrativa
(   )história em quadrinhos     (   )texto poético
4)- Observe o texto e responda:
a- O texto se divide em quantos parágrafos?
b- No 1º parágrafo o autor narra a trajetória de quem?
c- No 2º parágrafo o texto expressa a narrativa de quem?
d- No 2º parágrafo, a narrativa expressa diferentes tempos. Copie a expressão em que expressa o texto no pretérito:     E agora no presente:
E por fim, que parte do 2º parágrafo expressa o texto no futuro?
e- Que personagens aparecem no texto?
f- Onde acontece a cena?
g- Qual o assunto principal, citado no texto?
h- Retire os verbos do texto e classifique-os conforme os tempos: Pretérito/presente/futuro

Texto extraído do livro"Assim se aprende ortografia" de Lizette Reny Rando_ Ed. Ática-1995

Referência biblográfica deste material de apoio: Miranda, C.: Lopes,C. A.: Rodrigues,V.L.
Língua Portuguesa - Ed. Ática - 2006.


Monge João Maria

   Profeta Monge João Maria de Jesus
































Origem:Antigo Jornal GAZETA DO SUL
23 de julho de 1983
A enchente do século  -   Porto União da Vitória/PR-SC

sábado, 17 de julho de 2010

Esquema corporal _ Teoria e prática

         A criança e o seu corpo
    ( Texto de Dalila B. L. Gasparino, pelo qual também concordo)

Para que a criança esteja apta para a aquisição da leitura e escrita (durante o processo de alfabetização), ela deve  ter a psicomotricidade (orientação espacial e temporal, esquema corporal, coordenação motorara ampla e fina, lateralidade, audibilização, visualização, atenção, concentração, memória) desenvolvida ou mesmo desenvolvê-la durante o processo , para assim evitar dificuldades decorrentes.  Lucilei

A criança que não consegue desenvolver o Esquema corporal poderá ter várias dificuldades no período de pré-alfabetização.
Toda criança corre, pula, brinca, sobe, desce, enfim, inventa mil maneiras de testar seu corpo e de alguma forma, usá-lo para se divertir. Desta maneira tenta modificar o meio com o que tem mais imediato: o seu corpo. 
Justamente por este motivo, ter um esquema corporal bem definido é muito importante para a formação do indivíduo.
O que vem a ser ESQUEMA CORPORAL?  Entende-se como a imagem relativamente global, científica e diferenciada que as pessoas tem de seu corpo. Tendo assim a noção de sua própria existência e as diferenciações do mundo externo. Esta aquisição de conhecimento de seu corpo e interação se dá desde o nascimento (durante a amamentação, durante o banho, troca de fraldas, cuidados...)  e se desenvolve continuamente com o crescimento e o desenvolvimento do ser humano. Este conhecimento condiciona a percepção do ambiente, interfere na socialização, e consequentemente na formação da personalidade. A criança se sentirá bem na medida que seu corpo lhe obedece, em que o conhece bem, em que pode utilizá-lo, não apenas para movimentar, mas para agir, como afirmam os especialistas, Lima e Guaglia.É comum que algumas crianças não consigam reconhecer sua imagem no espelho, ou partes de seu corpo. Isto também pode ser observado nos desenhos que faz de figura humana, onde não desenha alguma parte do corpo. Ela também pode apresentar lentidão em sua atividade gestual,  no equilíbrio postural, e na locomoção em um espaço determinado. Sem aquisição do esquema corporal a criança  poderá ter também problemas na orientação espacial, como decorrência, ter dificuldades na orientação temporal.
Para que a criança tenha maior interação com seu corpo, são apresentadas atividades de psicomotricidade, jogos que viabilizam o surgimento do freio inibitório (capacidade de domínio dos atos motores de acordo com a limitação imposta pelo ambiente), contato com objetos que estimulam as sensações sinestésicas e programas que desenvolvem  o esquema corporal através do conhecimento do corpo.
Atividade prática:
1ª parte: (avaliação diagnóstica) representação de si através da ilustração:
Esta criança com 10 anos de idade, apresentou dificuldades na dominância da lateralidade, coordenação motora, esquema corporal e visualização; só que é uma criança muito esperta, com nível cognetivo,  oralização e organização temporal excelentes.
OBS: Na 1ª etapa esta criança só desenhou
a parte da cabeça,
 com um pobre repertório de detalhes.

2ª parte: Trabalho de representação de si em tamanho real, com lateralidade simples e cruzada, juntamente com conceituação científica do corpo, aqui a criança aprende e toma consciência de si e que ocupa um lugar no espaço e percebe o mundo  em sua volta, juntamente com a lateralização.

Esquema corporal
Atividade de punção no isopor para coordenação-motora-fina
Trabalho com criança de 10 anos
Lateralidades cruzada



3ª  parte: Nova representação de si, revisando a 1ª etapa.

              Aqui podemos perceber a grande evolução em tão pouco tempo trabalhado, com a riqueza de detalhes, mesmo, com dificuldade em nomear as articulações do corpo, conseguiu representar a imagem  de si, e ainda identificando os lados e dominância na sua pp lateralidade, e já melhorou a atenção e concentração visual.



Ler é bom

Texto retirado da Revista O Menino Maluquinho "Ziraldo" Nº 4 / mar/2005 Ed. GLOBO

  • Leitura silenciosa

  • Análise e compreensão do texto       
 Responda:
Como é o título do texto?
Quem é o autor?
O que você sabe sobre Ziraldo?
Que local acontece a cena?
Quem aparece no início da cena?
No início do texto, eles estão fazendo o quê?
Que figura de linguagem aparece para representar o diálogo?
Quem é o leitor, no início da história?
Que justificativa Lúcio dá para contar que ler é bom?
O que aparece na história em quadrinhos, além dos balões de diálogo, e que tem a função de nos contar a história?
Quem aparece nas aventuras explicadas por Lúcio?
Que figura aparece para representar lendas rurais, segundo Lúcio?
E nas comédias?
Onde acontecem as lendas rurais?
Na fala de Lúcio aparecem personagens antigos e modernos. Quais são os antigos?
E os modernos?
E você gosta de ler? Que tipo de leitura você mais gosta?
Que mensagem o texto nos passa sobre a leitura?
Qual é a importância da leitura além da mensagem passada no texto?
Observe a última parte e escreva sobre ela:

domingo, 11 de julho de 2010

Família silábica do ça ce ci ço çu

Atividades para fixar
a família silábica do ÇA CE CI ÇO ÇU:


A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor, com ampliação do vocabulário
MOÇA moça
MAÇÃ maçã
CENOURA cenoura
CEBOLA cebola
CIRCO circo
CINCO cinco
CINEMA cinema
POÇO poço
LAÇO laço
AÇÚCAR açúcar
ONÇA onça

domingo, 4 de julho de 2010

Atividades para fixar a família silábica do S

Atividades:
A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras com S
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor, com ampliação do vocabulário
SAPO sapo
SAPATO sapato
SELO selo
SINO sino
SABONETE sabonete
SEMENTES sementes
SOPA sopa
SUCO suco
SALAME salame
SACOLA sacola
SACI saci
SERRA serra
SOFÁ sofá
SALADA salada






Atividades para fixar a família silábica do L

 Atividades:
A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras com L
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor
LARANJA laranja
LATA lata
LUVA luva
LEITE leite
LOTO loto
LIVRO livro
LONA lona
LAVAR lavar
LOBO lobo
LEÃO leão
LEOPARDO leopardo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atividades de matemática e Ciências

1)- Leia e sublinhe a pergunta de cada problema. Não esqueça que a pergunta é uma frase interrogativa.

Na frase interrogativa usamos ponto de ...........................................

1.1- Leila colheu 2 cesta de morangos. Cada cesta tinha 125 morangos. Quantos morangos Leila colheu?

1.2- Dos....................morangos, Leila usou 58 para fazer uma torta. Quantos morangos sobraram?

1.3- Para fazer a torta de morangos Leila gastou R$ 12,50 . Se Leila tivesse feito 2 tortas, quanto teria gasto?

1.4- Leila colheu os morangos do jardim, pomar, horta ou lavoura.

1.5- No.........................os morangos se desenvolveram no solo humífero, argiloso ou arenoso?.................................

1.6- Complete com:    flores – frutas – hortaliças – cereais

• No pomar tem........................................................

• No jardim tem.........................................................

• Na horta tem...........................................................

• Na lavoura tem .......................................................
1.7- Escreva nomes de:
Flores...........................................................................

Frutas..........................................................................

Hortaliças...................................................................

Cereais.......................................................................

1.8- Escolha uma das palavras e ilustre:
Jardim - pomar - hortaliças - lavoura

1.9- Agora observe a ilustração e faça um belo texto:

Lucilei M. Rosa

sábado, 19 de junho de 2010

A prendendo a viver

Aprendendo a viver

O tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

(William Shakespeare)

Mensagem para pais

Nosso filho

Só uma vez nosso filho será bebê e desejará nosso carinho.
Só uma vez nosso filho terá 3 anos e pedirá para sentar em nosso colo.
Só uma vez nosso filho terá 5 anos e quererá brincar conosco.
Só uma vez ele terá 10 anos e desejará estar conosco em nosso trabalho.
Só uma vez ele será adolescente e verá em nós um amigo para conversar.
Só uma vez ele estará na faculdade e quererá trocar idéias conosco.
Se nós perdermos essas oportunidades, nós perderemos os nossos filhos.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Hipertexto para família silábica do H

Atividades:
A criança é levada à sala de Tecnologia e lá acessará a lista de palavras com H
  • Leitura da palavra
  • Acesso ao link que mostrará a figura lida
  • Produção de frases no caderno, sobre a figura observada no monitor, com ampliação do vocabulário
HORTA
HORA
HIPOPÓTAMO
HELICÓPTERO
HÉLICE
HOMEM
HERÓI
HASTE
HIGIENE
HUMANO
HERBÁRIO
HISTÓRIA
HISTÓRIA

DISLEXIA Quando ler é uma tortura

   Hoje, temos bem ao nosso alcance a Internet um meio moderno, instantâneo, atualizado e disponível, mas mesmo assim guardo com carinho uma publicação, a qual explica A DISLEXIA, de maneira simples,  rica e ainda tão fabulosa, escrita pelo sábio e carinhoso Dr. Pedro Bloch, (texto escrito por Fávia Pinho), em 1995, pela revista Saúde - Manchete. Leia, você entenderá o que vem a ser dislexia, quando parte de nossos alunos, a maioria meninos, sofrem desta disfunção. A qual, dificulta o processo de aprendizagem principalmente da leitura e escrita.

Texto e interpretação MARCO, O MÁGICO

TEXTO: MARCO, O MÁGICO
Atividades:
  1. Ouvir e ver a históra contada pela profª.
  2. Cada criança receberá uma parte do texto (escrita) para ilustrar.
  3. Organizar em sequência, um mural dos trabalhos das crianças.
  4. Narrativa oral do texto, com base no mural.
  5. Produção de texto: Marco, o Mágico
Ótima atividade para os seguintes conceitos: Valores, sequência lógica, oralização, narrativa, atenção e concentração visual,auto-estima,  organização temporal e produção textual.


TEXTO: MARCO, O MÁGICO
Marco gostava de colorir os desenhos que fazia.
Se o dia era chuvoso, desenhava um sol enorme.
Bem que sentia frio, mas riscava logo uma lareira para se aquecer.
Quase dormindo, punha no papel uma cama bem macia, um travesseiro e um pijama.
Marco conhecia muita gente!
E tinha muitos amigos. Que também sentiam fome, frio e sono. Mas não sabiam desenhar...
Marco desenhava as coisas com as quais sonhava: brinquedos, comida gostosa, uma casa...
Também pensava em um quarto só dele, com um nome na porta: MARCO. E um cachorro peludo com uma mancha preta no focinho.
Nos seus traços o sol brilhava sempre. E flores enfeitavam os jardins que gostaria de conhecer.
Marco chorava às vezes. Mas em seus desenhos todo o mundo sorria!
Enquanto andava descalço, imaginava sapatos coloridos...
Gostava da lua e das estrelas, porque olhava sempre para elas antes de adormecer.
Marco era um menino de rua. Não tinha casa, roupas, brinquedos, nem comida.
Mas guardava com cuidado, os lápis que ganhou do dono da papelaria. Com eles podia desenhar muito.
Desde então nunca mais ficou triste e conseguiu colorir as coisas feias, tornando-as bonitas.
Um dia, o circo chegou.
Marco desenhou o palhaço. O palhaço gostou.
E Marco foi embora com o circo.
O tempo passou. Marco cresceu.
E aprendeu a fazer mágicas.
Marco, o mágico, sabe colorir o mundo e fazer as pessoas felizes. Ele conhece as cores do arco-íris!
O feio fica bonito, o triste fica alegre. Quem chora aprende a rir.
Marco é um grande mágico!

Interpretação de texto: Responda: Marco, O mágico


1)- Como é o nome da história?
2)- Marco gostava muito de desenhar. Quem deu lápis de cor ao Marco?
3)- Marco gostava de fazer o quê?
4)- Quando o dia era chuvoso ele desenhava o quê?
5)- E quando sentia frio desenhava o quê?
6)- E quando tinha fome desenhava o quê?
7)- E quase dormindo desenhava o quê?
8)- Os seus amigos sentiam o quê?
9)- Marco desenhava as coisas com as quais sonhava. Ele sonhava com o quê?
10)- Marco sonhava com um cachorro. Como era o cachorro dos sonhos de Marco?
11)- Nos seus traços o .............brilhava sempre. E ................................enfeitavam os jardins que gostaria de conhecer.
12)- Marco chorava às vezes mas em seus desenhos todo ..........................sorria.
13)- Por que Marco gostava da Lua e das Estrelas, e olhava sempre para elas antes de dormir?
14)- Marco conseguia colorir as coisas feias tornando-as............
15)- Certo dia quem chegou na cidade?
16)- O que Marco desenhou ao ver o circo?
17)- O palhaço viu o desenho de Marco e gostou. O que aconteceu com Marco?
18)- O tempo passou e Marco cresceu. O que aconteceu com Marco no final do texto?
19)- Você concorda que o fato de Marco ter muitos amigos, saber desenhar e ser uma pessoa do bem, o ajudou a ser um grande mágico e uma pessoa tão feliz?
20)- E você quais são seus sonhos para quando crescer?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Os Clássicos Infantis, são histórias antigas, criadas antes da invenção da lâmpada. Portanto não possuemi consigo elementos modernos advindos da energia elétrica. Histórias essas que encantam e emocionam gerações e gerações, com seus contos de fadas, príncipes e princesas, reis bruxas, que nos fazem rir e chorar.Os clássicos Infantis aparecem em várias civilizações. Mas os Irmãos Grimm (alemães), tornam público para o mundo todo, recriando algumas e outras de sua autoria. Mas sabemos que continuarão encantando gerações. Podemos assim, levar nossos alunos a ler, conhecer, recriar, produzir e principalmente, mostrar que é possível encantar e emocionar. 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Modernização de Clássicos Infantis.

2.6-Executando uma atividade planejada
Modernização de clássicos infantis< Duração: 5 aulas Áreas de atuação: História, Geografia, Matemática, Ciências e Língua portuguesa. Faixa etária dos alunos envolvidos:  Alunos de 4ª série em diante – Ens. Fundamental
Tecnologias utilizadas

 Computador – Internet – Xerox – DVDFotografiaLivros literáriosMapas e google-hert
Objetivos
 Relatar os principais clássicos infantis conhecidos.
 Acessar a internet para conhecer a origem e data de criação dos clássicos infantis; e a época da invenção da lâmpada.
 Localizar no mapa o país de origem dos irmãos Grimm
 Observar que na época de criação dos clássicos não existiam os elementos modernos advindos da energia elétrica.
 Analisar e destacar elementos antigos dos clássicos e modernizá-los.
 Criar e digitar um texto modernizado, baseado num clássico.
Atividades: Etapas trabalhadas:
• Discussão sobre os clássicos infantis, partindo do que as crianças conhecem.
• Desafiar a criança sobre a origem e época da criação dos clássicos levando-os a navegar ( Irmãos Grimm)
• Observar e ler (navegando pelos links), os clássicos e especificamente, um clássico de sua preferência.
1. Cinderela
2. Branca de Neve;
3. João e Maria;
4. Rapunzel;
5. Os Músicos de Bremen;
6. O Lobo e as Sete Cabras;
7. Os Sete Corvos;
• Observar a invenção da energia elétrica e da lâmpada, comparando com o ano de criação dos clássicos. Na época não havia a energia elétrica e todas as demais tecnologias advindas da eletricidade.
• Ver vídeos da internet relacionados com os clássicos, como por exemplo “A escola de princesinhas” , Chapeuzinho Vermelho  e observar os elementos antigos da época dos clássicos infantis.
• Assistir um clássico: A Cinderela.
Em DVD.
 Produção de texto narrando o DVD.
 Relatar elementos antigos do clássico, após assistir o DVD. Ex:

Cartas batidas agulha de fiar velas
• Ler o texto
A Cinderela de nossos dias de
“Lizete Geni Rando”
(texto modernizado).





• Modernizando os elementos antigos:
Destacar os elementos antigos dos clássicos como: machado, espelho, luz de vela, transporte à cavalo, entrega do convite para o baile, batidas na porta, a fuga para a floresta, recados dados de pessoa para pessoa,... Tornando-os modernos. Ou qualquer clássico de sua preferência.
• Matemática: Problemas envolvendo as 4 operações, o tema em questão, inclusive datas utilizadas na pesquisa na internet.
• AVALIAÇÂO:
• Destacar elementos antigos de alguns clássicos, modernizando-os.
• Produzir um texto modernizado, baseado em um clássico infantil. Ou então reescrever um clássico infantil incluindo elementos modernos.

• Alunos acessando links.
Guilherme e Jonathan    6ª série


Produção do texto modernizado:
OS TRÊS TORCEDORES

Era uma vez três torcedores fanáticos, que viviam no Rio de Janeiro.
Certo dia resolveram sair do apartamento da sua mãe, porque queriam ser independentes. Assim eles resolveram cada um morar em mansoẽs diferentes. Um foi para Dobai, outro foi para Paris, e outro para Disney. Um era são paulino, outro flamenguista,e outro corintiano.
O primeiro torcedor construiu uma mansão de tijolos, o segundo uma mansão de pedras, o terceiro uma casa blindada.
Até que um dia, chegou o tio Osama (o lobo) com uma granada e jogou na mansão do são paulino, a casa começou a cair. Ele pegou sua limusine e fugiu para Paris em direção a mansão do flamenguista e o tio Osama colocou um rastreador na limusine e foi atrás do são paulino.
Quando chegou lá, ele pegou uma bazuca e explodiu a mansão do flamenguista. Eles pegaram seu helicóptero e foram para a Disney. Chegando lá, foram falar com o corintiano que o tio Osama estava atrás deles.
Quando o tio Osama chegou com o tanque de guerra, começou a atirar e não obteve sucesso pois, a mansão não caiu. Desesperado ele jogou granada, atirou com a bazuca e não adiantou. Então pegou o hidra e voou até a mansão do corintiano. Aterrizou na mansão do corintiano e os alarmes tocaram no FBI (HOHOHOHOHO........). Eles já tinham cercado a mansão, prenderam o tio Osama
e descobriram que o tio Osama era palmeirense.
E assim continuaram assistindo o futebol pela Sky.
Está é a história dos três torcedores fanáticos. FIM.


Relatório da execução da atividade
“Modernização de clássicos”:

Esta atividade foi aplicada em duas escolas, as quais trabalho.
Na 1ª (escola recém construída) a qual o laboratório de informática ainda não está em funcionamento, pude utilizar somente DVD, Xerox e livros de literatura “clássicos” infantil, para uma turma de 4ª série e mesmo aplicando a atividade com mais tempo, e em várias etapas, os resultados obtidos não foram tão significativos, como na 2ª escola em que trabalho, o qual aplicamos esta atividade para alguns alunos de 6ª série, com menos tempo, só que com diferencial maior: aqui os alunos puderam se utilizar da internet, navegando pelos links, observando, analisando, conhecendo elementos do contexto da atividade em questão. Posso relatar também que nesta 2ª escola, os alunos tiveram um maior entendimento, compreensão, interesse, conseguindo identificar com facilidade os elementos antigos de alguns clássicos, substituindo-os e criando elementos modernos, criando também, um texto fabuloso, genial, rico em criatividade.
Foi para mim uma experiência muito boa e significativa.
Banner:
Apresentação final da atividade.
Etapa do curso e-proinfo uso das TICs.

Lucilei M. Rosa – Ago/2009.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Projeto: Meio Ambiente_fundamental_iniciais

Projeto: MEIO AMBIENTE
Duração dos trabalhos: 1 semana.
Professores envolvidos: 1 de biologia, 1 professora regente, 1 da sala de tecnologia, 1, 2º professor, 1 professor de artes monitorando a reciclagem de papéis.
Alunos: 28 alunos de 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
 Objetivo Geral           Observar o meio ambiente do bairro e destacar pontos a serem melhorados, áreas preservadas; despertando assim a consciência de preservação.
Atividades desenvolvidas:
Discussão em aula sobre o tema meio ambiente.
Ilustrar o tema Meio Ambiente e juntamente com a ilustração produzir um texto descritivo.
• Destacar formas de preservação.
Pesquisa na biblioteca sobre a Lei Ambiental. Fonte Coletânia e Cidadania.
Leitura e análise da lei em  proteção ao Meio Ambiente, como tarefa de casa, junto com os familiares.
Produzir um texto falando de como seria nosso bairro se as pessoas seguissem e cumprissem a Lei.
 • Observação e leitura da revista AGUALITO- água. ( meio ambiente, materiais recicláveis, tempo de decomposição, preservação e destruição.) e após, ilustrar a poluição e destruição do meio ambiente.Exposição em mural.
• Entrevista com seus familiares sobre saneamento básico, após estudo em sala com apresentação dos trabalhos.(A origem da água, o destino do esgoto, o destino do lixo, se é feita a seleção, os horário e dias da coleta do lixo e do lixo reciclável).
•  Pesquisa de campo:
Através de um passeio no bairro para uma observação direta, entrevista com moradores sobre origem da água em suas casas, horários da coleta do lixo, rede de esgoto, se há,  e registro em fotografias, sobre:
O meio ambiente do bairro
Separação do lixo reciclável do orgânico e o destino dos mesmos.
Durante o passeio, entrevista com moradores sobre saneamento básico (sobre a origem da água de suas casas, sobre o destino do esgoto, e sobre a seleção do lixo reciclável).
Observação da estrutura das ruas, arredores da escola, interior da escola, áreas de preservação e poluição no bairro, área de enchente = leito do Rio Iguaçu).
Outra atividade executada durante o passeio é a coleta de água dos córregos do bairro, para  observação no microscópio, de presença de microorganismos em água poluída, como  causa de algumas doenças.
 Trabalho em sala de aula sobre o tempo que os materiais demoram para se decompor na natureza, e a importância da reciclagem do lixo, envolvendo situações problemas.
•Participação das crianças no projeto da escola sobre a reciclagem de      papel.
•Trabalho com jornais, retirando dos mesmos, textos com assuntos referentes ao meio ambiente e junto com a família  fazer uma análise e descrever se o assunto traz benefícios ou prejuízos ao meio ambiente.
•Outras atividades relacionadas ao tema. (cruzadinhas (revista PICOLÉ e GUGUZINHO), músicas, notícias...problemas envolvendo as 4 operações).
• Texto coletivo em sala de aula sobre o meio ambiente do bairro após a pesquisa de campo.
• Ilustração em sala de aula e produção de texto ou frases sobre Meio Ambiente, demonstrando assim a consciência de preservação = avaliação.
•Exposição dos trabalhos das crianças em murais da escola e para seus familiares.


Lei Ambiental:
O cap VI, art 225, da Constituição Brasileira, diz que, " todos têm direito ao Meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público, e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
Material para pesquisa disponível na biblioteca: Coletânia de cidadania Vol I, Leis do cidadão_ Ed.Alvart_2009.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Copa do Mundo de futebol -Matemática(medidas, numerais), interpretação de texto, cruzadinhas, artes sobre a Copa 2010

Atividades para séries iniciais sobre a
Copa 2010.
Futebol de campo:
É um esporte formado por duas equipes de 11 jogadores cada uma e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas.


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), é o único time que participou de todas as copas do mundo.
     O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco:
  • 1958(campeão),
  • 1962(bicampeão),
  • 1970(tricampeão),
  • 1994(tetracampeão) e
  • 2002(pentacampeão)) -
  • 2010... (hexacampeão)...tomara! Boa sorte Brasil!!!!!!!!
  • 2014...(heptacampeão)... Brasil ...no Brasil!!!!!!!!!
e é o único pais que ganhou fora de seu continente. Isto explica as tão suadas estrelas.

Mascote Copa África do Sul  ZAKUMI    (FIFA.COM)








Mundo dos Gifs - Um mundo com mais vida!!!
Neste ano de 2010 0 Brasil joga na África do Sul, nos dias:

15/6 - 15h30 Joanesburgo / Brasil x Coréia do Norte


20/6 - 15h30 Joanesburgo / Brasil x Costa do Marfim


25/6 - 11h00 Durban / Portugal x Brasil

Tamanho do campo de futebol: Os campos oficiais não seguem uma mesma medida. Mas, mais ou menos 105 m X 90m Tamanho do gol 7m


XIX Copa do Mundo de futebol - África do Sul 2010

O técnico Dunga convocou os 23 jogadores para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul.

• Julio Cesar -•  Doni - • Gomes - • Maicon - • Daniel Alves - • Lucio - • Juan - • Luisão - • Thiago Silva -
• Gilberto - • Michel Bastos - • Gilberto Silva - • Felipe Melo - • Josué - • Elano • Ramires • Kleberson - •Kaká• Julio Baptista - • Robinho - • Nilmar - • Luís Fabiano - • Grafite - 
Numere a lista de jogadores:
Desenhe um campo de futebol, colocando ao lado, do campo as medidas do comprimento e largura do campo; e do gol também:
Desenhe no campo os jogadores de cada time durante um jogo de futebol e mais o árbitro
Atividades Responda
1)- O que significa CBF?
R_____________________________________________________
2)- Quais são as cores da CBF?
R______________________________________________________
3)- Quem é o técnico da CBF?
R_______________________________________________________
4)- Quantos jogadores há em cada time, durante um jogo de futebol?
R______________________________________
5)- Se em cada time há 11 jogadores, em dois times quantos jogadores jogam, durante uma partida de futebol?
R__________________________________
6)- Durante uma partida de futebol, jogam _______jogadores e mais 1 árbitro. Quantas pessoas permanecem em campo, durante um jogo de futebol?
R)______________________________
7)- Copie o nome dos seguintes jogadores e circule as sílabas
AL EL IL OL UL:
5_____________________ _____________________10_____________________ 11_____________________12_____________________ 21__________________
8)- Se eu der uma volta completa em torno deste campo de futebol, quantos metros percorrerei, neste percurso?
9)- Se o técnico Dunga escalou 23 jogadores e entram em campo somente 11 jogadores, onde permanecem os demais numa partida de futebol?
R________________________________________________________
19)- Quantos permanecem no banco de reserva?
R_________________________________________________________
20)- Uma partida de futebol de campo, se divide em 1º e 2º tempo de .................., perfazendo o total de ...............................min.
Site Jogos alfabetização 
      Atividades pedagógicas

Complete a cruzadinha – Copa 2010:

1. Na..........................................................está sendo sediada a XIX copa Mundial de Futebol.

2. Profissional que se encarrega das corretas aplicações das normas ................................

3. Modalidade esportiva praticada ao ar livre com 11 jogadores em campo de cada time, .................................

4. Uma partida de futebol dura em média 90 min, entre o 1° e 2°tempo,  então  a duração de cada tempo é de ......................... e cinco minutos, mais os acréscimos.

5. Dia ...................................de junho o Brasil jogará pela 1ª vez nesta COPA 2010.

6. Se no dia 15 de junho o Brasil inicia jogando às 15h e 30min, sendo que o horário previsto para o término do 1° tempo é ................................h e quinze min.

7. A CBF (Confederação Brasileira de...................................), é liderada pelo técnico Dunga.

8. A CBF já conquistou ....................................títulos mundiais.

9. Dia 25 de junho o Brasil jogará sua 3ª partida nesta Copa 2010, o qual enfrentará...................................... como seu adversário.

10. Quantidade de pessoas que atuam durante um a partida de futebol de campo. 11 jogadores cada time e mais 1 árbitro, que totalizam vinte e .................................

11. Que título o Brasil conquistará se ganhar nesta Copa de 2010.......................................

12. Coletivo de................................... é time.

13. Chamamos de ................................................. toda equipe dirigida à África do Sul para participar desta Copa.

14. Zakumi é o ............................................ desta Copa na África do Sul.
15. Continente em que sedia a Copa 2010..................................................
16. Continente em que se localiza o Brasil..................................................

17. Motivo de comemorações............................................................

18. ..........................................são os jogadores fora de campo durante uma partida de futebol de campo, podendo entrar em campo em qualquer momento.Autoria:              Lucilei M. Rosa

                                       
Respostas:
1- África do Sul 2- árbitro  3- futebol  4- quarenta  5- quinze  6-dezesseis  
 7- futebol  8- cinco   9- Portugal   10- três   11- hexacampeão   12- jogadores    13-delegação  
14-mascote   15- africano  16-americano   17- gol    18- reservas